fbpx

Back in Black do AC/DC é certificado com disco de platina pela 26ª vez

No último dia 8 de julho de 2024, a Recording Industry Association of America (RIAA) anunciou que Back In Black, clássico álbum do AC/DC lançado em 1980, atingiu a impressionante marca de 26 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. As informações são do site da Blabbermouth. Originalmente certificado como platina em outubro de 1980, o álbum já havia alcançado a certificação de 25 vezes platina em dezembro de 2019, solidificando sua posição como um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, chegando a ser listado como o quarto mais vendido pela RIAA.

O lançamento de Back In Black nos EUA ocorreu em 25 de julho de 1980, com o lançamento no Reino Unido seguindo em 31 de julho do mesmo ano. Este foi o primeiro álbum do AC/DC sem o vocalista Bon Scott, que havia falecido tragicamente alguns meses antes. Scott morreu após desmaiar e engasgar com seu próprio vômito depois de uma longa noite de bebedeira, deixando uma lacuna difícil de preencher na banda.

Determinados a continuar, os membros do AC/DC recrutaram Brian Johnson, anteriormente da banda GEORDIE, para assumir os vocais. O grupo então se retirou para as Bahamas, onde passaram cerca de seis semanas gravando o álbum. Na época, o futuro do AC/DC era incerto, e muitos questionavam como Back In Black seria recebido pelo público e crítica, especialmente após a morte de Scott.

O álbum incluiu os singles You Shook Me All Night Long e Back In Black, que alcançaram as posições 35 e 37 na Billboard Hot 100, respectivamente. Apesar do sucesso estrondoso, Back In Black nunca passou da quarta posição nas paradas de álbuns, algo surpreendente dado seu impacto. O sucessor For Those About To Rock conseguiu alcançar o topo das paradas, mostrando que o AC/DC ainda tinha muito a oferecer.

Back In Black foi produzido por Robert “Mutt” Lange , que mais tarde produziu Def Leppard, Foreigner, The Cars e Bryan Adams. Em 2012, o disco foi adicionada à lendária coleção do Hall da Fama do Grammy da The Recording Academy .

Novos álbuns do AC/DC certificados pela RIAA

“The Razors Edge” (seis vezes platina)
“Live” (quatro vezes platina)
“High Voltage” (quatro vezes platina)
“Dirty Deeds Done Dirt Cheap” (sete vezes platina)
“Highway To Hell” (oito multi-platina)
“Live – Collector’s Edition” (quatro vezes platina)
“Back In Black” (26 vezes platina)

Novos singles do AC/DC certificados pela RIAA

“It’s A Long Way To The Top (If You Wanna Rock N” Roll)” (platina)
“You Shook Me All Night Long” (seis vezes platina)
“Back In Black” (sete vezes platina)
“Dirty Deeds Done Dirt Cheap” (dupla platina)
“Shoot To Thrill” (dupla platina)
“Thunderstruck” (diamante)
“Highway To Hell” (seis vezes platina)
“TNT” (tripla platina)
“Hells Bells” (tripla platina)

Compre produtos da Amazon com link de afiliados Disconecta

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *