fbpx

Matheus Fonseca une jazz e baião em single “Conselheiro Tem Razão”

Uma das figuras mais emblemáticas da história brasileira, Antônio Conselheiro é revisitado no mix de jazz e baião do novo single do músico carioca Matheus Fonseca, “Conselheiro Tem Razão”. Com distribuição da Magroove, o lançamento acontece em todas as plataformas de streaming no dia 31 de julho.

A canção é um co-lançamento com o grupo Pies en la Tierra, uma das principais bandas de jazz do Equador. A principal inspiração, no entanto, é bem brasileira. O músico se apoiou nas experimentações e vigor musical da obra de Hermeto Pascoal para chegar à sonoridade ideal.

“A ideia é não perder a identidade do baião e trazer do jazz elementos que valorizam a música popular brasileira”, explica Matheus. A música foi estruturada em duas partes: refrão, com a estrutura principal do baião, e os solos instrumentais, que oferecem a pitada jazzística, para criar uma estrutura bem integrada, que vai e volta entre esses dois ritmos.

Homenagear Antônio Conselheiro é, para o músico, uma forma de trazer um pouco do que é a história do povo brasileiro, em especial, o nordestino. “Acredito que é uma figura importante e emblemática dentro de um contexto específico e também dentro do que é a cultura popular brasileira. O sincretismo está ali. Um homem que construiu, acima de tudo, um lugar de acolhimento”, afirma.

Os versos da nova música de Matheus se apoiam na célebre frase atribuída ao líder popular: “O mar vai virar sertão e o sertão vai virar mar”. Na interpretação do músico, a profecia é trazida para os tempos atuais, onde o “pobre vai andar de avião” e “comer camarão”.

“Esse lema diz muito sobre a figura do Antônio e a lógica de sua comunidade. Era como se ele dissesse: ‘o sol brilhará amanhã mas a chuva também virá’”, explica Matheus. A canção será um dos destaques na apresentação do músico no Ecuador Jazz, festival de jazz mais importante do país, que acontece em Quito, em setembro.

Nascido na região metropolitana do Rio de Janeiro, Matheus decidiu se dedicar exclusivamente à música após um intercâmbio para a Espanha. O caminho, que passou por apresentações em pubs ingleses, culminou na participação no The Voice Portugal, onde o músico chegou a tocar uma de suas composições autorais.

Ouça Conselheiro Tem Razão de Matheus Fonsceca

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Divina Comédia

Apoie o Jornalismo Musical Independente

Rádio DinamicoFM

Publicidade

Pré-venda LP Noturnall – Cosmic Redemption

Últimas notícias