fbpx

Rock Rarity apresenta: Faithful Breath

Apesar de “Fading Beauty”, ter sido saudado por alguns como uma obra-prima, foi apenas após alguns anos que o grupo alemão FAITHFUL BREATH obteve o reconhecimento merecido e alguma notoriedade.

Após o lançamento de “Fading Beauty”, o baixista Horst Stabenow deixou a banda em 1975, mas retornaria anos mais tarde. Jurgen Renfordt foi recrutado como vocalista durante o ano de 1976, e em maio de 1977 saiu o single de 7 polegadas, “Back On My Hill”/”Stick In Your Eyes”, pela gravadora Kopec (mesmo selo de gravação do primeiro álbum) pouco antes do retorno de Stabenow. As três faixas restantes que iriam compor o restante do álbum “Back On My Hill” foram gravadas em janeiro de 1978, mas disputas legais adiaram seu lançamento por mais dois anos. O álbum viria a ser lançado somente em 1980 pelo selo Sky. Todas as gravações aconteceram no Rhein-Ruhr-Studio, na cidade de Bochum. O áudio foi masterizado no Tonstudio Pfanz, na cidade de Hamburgo. A produção foi feita pela produtora Kopec Music. Após o lançamento do álbum os membros do grupo se separaram e nunca mais voltaram a trabalhar juntos.

Provavelmente um dos motivos de alguns músicos da FAITHFUL BREATH debandarem reside no fato de que “Back On My Hill” teve o seu lançamento feito de forma tardia, quando o Rock Progressivo estava praticamente estagnado e perdendo o seu público para outros movimentos musicais que haviam surgido anteriormente. As bandas clássicas que já haviam se firmado sobreviveram, mas os grupos menores e desconhecidos não tiveram muitas chances, e quase todos encerraram as suas atividades. Os membros fundadores Heinz Mikus e Horst Stabenov não se abateram com a situação e resolveram continuar com a banda. Encontraram outro baterista, e inicialmente foram adiante com o formato de Power Trio. Depois a formação estabilizou-se como quarteto e lançaram cinco discos entre 1981 e 1986 com o som variando entre o Hard Rock e o Heavy Metal tradicional.

A autoria das composições de “Back On My Hill”, foi dividida na seguinte ordem: H. Mikus (faixas 1 a 6), H. Stabenow (faixas 2, 3 e 6), J. Renfordt (faixas 1 a 6), J. Weritz (faixas 1 a 6) e Manfred Von Buttlar (faixas 1 a 6). A arte de capa é uma fotografia tirada por Monika Kopec, uma das representantes da produtora Kopec Music. A música é um Rock altamente melódico cantado em Inglês, bem orquestrado e firmemente enraizado na tradição Progressivo-sinfônica. As primeiras quatro faixas, mais o bônus foram lançadas como singles de uma forma ou de outra, e o épico “Judgement Day” fazia parte do repertório da banda desde 1974, e durante seus 17 minutos é uma peça sinfônica totalmente desenvolvida e energética.

A faixa título abre o álbum de maneira bastante convencional, mas consiste de uma linda melodia edificante e vocais agradáveis pelo vocalista Jürgen Renfordt, cuja enunciação é perfeita. Há uma ótima mudança de andamento no meio caminho com sintetizadores e solos de guitarra. “Keep Me Away” foi lançada com a faixa bônus “Die Morderbiene”, como um single de 12 polegadas. Essa faixa é um indicador precoce da direção Heavy Rock/Metal que a banda adotaria a seguir. A lindíssima balada de piano, “This Is My Love Song”, liderou as paradas na Alemanha por várias semanas. Esta é descaradamente uma composição sentimental: “Você é a raiz e eu sou a árvore, você é o bloqueio e eu sou a chave, e eu amo você, e eu estou me sentindo triste. As belíssimas “nuvens” de Mellotron flutuam de uma maneira próxima a usada por MOODY BLUES. “Stick In Your Eyes” é retratada em grandes pinceladas de Mellotron e sintetizador. Apaixonante, apesar de levemente comercial. A faixa final, “The Judgment Day”, compõe toda a segunda parte do álbum de vinil original. Alguns ouvintes podem estranhar o tema cristão das letras, mas sonoramente é inundado com mellotron e órgão de Manfred Von Buttlar em bom relacionamento com a guitarra de Heinz Mikus. “Die Morderbiene”, (o bônus), é a única música com letras em alemão, e apresenta uma melodia cativante e abundância de Mellotron e sintetizadores.

Em 2007 o selo alemão Garden of  Delights Records recuperou o áudio original e lançou de forma oficial “Back On My Hill” incluindo o bônus ”Die Mörderbiene”. (Cat. CD 134). Todo o material, incluindo a música bônus, foi retirado a partir das master tapes. A canção ”Die Mörderbiene” havia sido lançada exclusivamente em single de 12 polegadas, juntamente com a canção ”Keep Me Away” pelo selo Sky em 1980. (Cat. Sky SSS 106). Esta edição inclui um prático livreto de 32 páginas que contém encarte em alemão e Inglês, discografia completa e inúmeras fotos.

Se você é fã de um Progressivo pesado com pitadas de Rock clássico, este álbum deve estar na sua coleção.

Artista: FAITHFUL BREATH
Álbum: Back On My Hill
Gêneros: Heavy Prog
                Symphonic Prog
Ano: 1980
País: Alemanha

Faithful Breath – Back on my Hill

1. Back on My Hill (5:38)
2. Keep Me Away (3:54)
3. This Is My Love Song (2:54)
4. Stick in Your Eyes (4:41)
5. Judgement Day (16:54)

Músicos

– Jürgen Renfordt / vocais
– Heinrich Mikus / guitarras, backing vocals
– Manfred Von Buttlar / teclados
– Horst Stabenow / baixo
– Jürgen Weritz / bateria

Autor

  • Fabio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    View all posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *