fbpx

Rock Rarity apresenta: Neil Merryweather

Neil Merryweather foi um músico canadense e “Kryptonite”, lançado em 1975 e é considerado como seu melhor trabalho. Um álbum de Hard Rock psicodélico com nuances de Glam Rock e interferências Progressivas forte com guitarras destruidoras e um baixo pulsante, o álbum também possui algumas influências ocasionais de Space Rock e bom uso de teclados.

Merryweather nasceu em Winnipeg, Manitoba, e começou sua carreira em Toronto no início da década de 1960, atuando sob o nome de Bobby Neilson. Após deixar o THE FLYING CIRCUS em março de 1968, Merryweather se reuniu com os antigos membros do TRIPP, Ed Roth e Jimmy Livingston, para formar uma nova banda.

Adicionando o ex-guitarrista do FRASER LOVEMAN GROUP, Dave Burt, e o baterista Gary Hall, o novo grupo, inicialmente foi apelidado de NEW KING BOILER. Após alguns discos sob nomes diversos, em 1972 integrou o MAMA LION, e com o encerramento das atividades deste em 1975, Merryweather se sentiu preparado para assumir as rédeas de um novo projeto.

Ele publicou um anúncio na revista “Music Connection” procurando um guitarrista, decidindo por Timo Lane, e recrutou o baterista Tim McGovern. Merryweather escreveu uma música chamada “Hollywood Boulevard” e decidiu fazer uma demonstração com Laine e McGovern. Laine levou Bob Silvert para a sessão equipado com um gravador.

Após a gravação, Merryweather decidiu que essa era sua nova banda. Ele ligou para Maury Lathauwer na Capitol Records e conseguiu uma noite de diversão nos estúdios da Capitol. A banda gravou um punhado de músicas de Merryweather e alguns covers.

Merryweather apoiou a banda financeiramente, pagando estúdios de ensaio, refeições e, ocasionalmente, aluguel dos membros da banda. A banda durou alguns meses antes de Silvert, sem aviso prévio, vender o chamberlain e outros equipamentos e deixar a cidade. Timo logo se curvou e desapareceu. Seis meses depois, Robbie Randall, o empresário de Merryweather dos dias do MAMA LION, tocou a fita para Skip Taylor (produtor  do CANNED HEAT). O irmão de Skip, Jim Taylor, assinou com Merryweather um contrato de gestão, levou a fita para a Mercury Records, e Merryweather foi contratado.

Merryweather ligou para Tim McGovern e recrutou dois novos membros – Michael Willis (guitarra) e James Herndon (teclado e guitarra), e os SPACE RANGERS renasceram. Eles estrearam no The Whiskey com ótimas críticas. O disco foi para o 5º lugar no país nas rádios FM duas semanas após seu lançamento. A banda tocou na festa de aniversário da rádio KSHE no Kiel Auditorium em St. Louis com T-REX e KISS. Os RANGERS foram o sucesso do show. O disco foi aclamado pela crítica e pelos fãs como um sucesso, mas, novamente a gravadora não fez nada para ajudar a banda a alcançar o reconhecimento que merecia.

Canções pesadas como “Kryptonite”, “Star Rider”, “Real Life One” e “You Know Where I’d Rather Be”, sem duvida marcam o espírito do álbum com grande técnica Hendrixiana e bateria muito à la Mitch Mitchell. Aqui está uma grande banda executando um Heavy Prog repleto de grandes temas.

Artista: Neil Merryweather
Álbum: Kryptonite
Ano: 1975
Gêneros: Hard Rock
                  Heavy Prog
                  Heavy Space Rock
País: Canadá

Neil Merryweather – Kryptonite

Faixas:
01. Kryptonite  (3:19)
02. Star Rider (5:32)
03. Always Be You (3:27)
04. Give It Everything We Got (5:32)
05. The Groove (5:30)
06. Real Life Love (3:38)
07. You Know Where I’d Rather Be (5:21)
08. Let Us Be The Dawn  (4:52)
Bonus tracks:
09. Aren’t You Glad That You Know (3:06)
10. City Boy (3:02)
11. Dust My Blues  (2:40)
12. Flat Black (4:16)
13. You Must Live It  (2:46)
14. Your Real Good Thing  (3:33)
15. Local 149 Are You Ready  (10:51)

Músicos

• Neil Merryweather: Baixo, Vocal
• Michael Willis: Guitarra solo
• James Herndon Chamberlain: Sintetizador, guitarra, guitarra slide
• Tim McGovern: Bateria, guitarra
• Jim Taylor: Piano

Autor

  • Foto: Fábio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    Ver todos os posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *