fbpx

Álbum Língua Brasileira de Tom Zé ganha edição em vinil

No último dia 03/05, o Selo Sesc lança o LP “Língua Brasileira” de Tom Zé. A edição comemorativa em vinil e capa gatefold apresenta todo o repertório presente no álbum digital e CD lançados em junho de 2022, além de um encarte com as letras das canções e textos de Danilo Santos de Miranda e do próprio Tom Zé.

O álbum inicialmente tem venda exclusiva na loja virtual do Sesc, mas também será comercializado nas lojas das unidades Avenida Paulista, Pinheiros, Pompeia, Vila Mariana e 14 Bis, esta última, que também recebe um show do artista nos dias 18 e 19 de maio durante a programação da Virada Cultural em São Paulo.

O álbum recebe o mesmo nome do espetáculo teatral que estreou em janeiro de 2022 no Sesc Consolação, fruto de uma parceria entre o músico e o diretor teatral Felipe Hirsch, que também assina a direção artística do álbum, com produção musical de Daniel Ganjaman e Daniel Maia. “Língua Brasileira” apresenta dez canções inéditas (“Os Clarins da Coragem” foi lançada como single em 22 de abril), nascidas desse mergulho em águas teatrais profundas e estimulantes.

O resultado são obras inventivas, como “Hy-Brasil Terra sem Mal”, inspirada na crença tupi-guarani da “Terra sem Mal” e na mitológica ilha que figura na cultura celta, denominada Hy-Brasil: uma porção de terra ao norte do oceano Atlântico que passaria períodos cíclicos de sete anos oculta sob grossa neblina, revelando-se aos olhos dos navegantes por um único dia, porém mantendo-se sempre inalcançável às embarcações; e “Pompeia – Piche no Muro Nu”, nascida do espanto do músico com a descoberta dos registros de pichações em latim vulgar nas paredes da cidade de Pompeia, na Itália.
 

O álbum propõe-se a investigar a língua e a cultura brasileiras, celebrando suas especificidades e riquezas, em contraponto à narrativa colonial e simplificadora da “descoberta” do Brasil e da disseminação da língua portuguesa. Os episódios de massacre e anulação das diferenças sempre existiram, mas não foram suficientes para impedir a mistura do idioma português (ele próprio já fruto de um processo milenar de miscigenação) com a multiplicidade de línguas africanas e indígenas faladas por muito tempo em território nacional.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO: Link
 

TOM ZÉ – SÃO PAULO, MEU ENTORNO

Nos dias 18 e 19 de maio, Tom Zé apresenta o show “São Paulo Meu Entorno” com grandes sucessos de sua carreira, no Sesc 14 Bis. O espetáculo integra a programação do Sesc São Paulo na Virada Cultural 2024.
 

GRÁTIS

Local: Sesc 14 Bis – Teatro – 2º andar

Datas e horários
18/05 • Sábado • 20h00

19/05 • Domingo • 18h00

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias

Publicidade