fbpx

Canal Na Ponta da Agulha lança documentários sobre shows de Rick Wakeman e Licks & Maltz com Engenheiros sem CREA 

O Na Ponta da Agulha, canal sobre música do Youtube que apresenta matérias e entrevistas, completa dois anos em junho de 2024. Para celebrar a data, há novidades. São dois minidocumentários sobre shows realizados em Porto Alegre pela Abstratti Produtora: um sobre o reencontro de Augusto Licks e Carlos Maltz (integrantes da fase clássica dos Engenheiros do Hawaii) e, outro, mostrando a passagem do mago inglês dos teclados Rick Wakeman. As produções tem estreia online prevista para 26 de junho e 3 de julho, respectivamente. 

A programação desta semana também inclui dois novos bate-papos, sempre às 20h. Nesta terça-feira (18), entra na plataforma um vídeo com Gabriel “Boizinho” Azambuja, músico e artista plástico que tocou bateria na Cachorro Grande. Já na quinta-feira, o protoganista da conversa é o produtor musical e ex-executivo de gravadoras Pena Schmidt, que já trabalhou com Os Mutantes e Titãs, entre outros. 

Para entrar na história

Conforme Cassio Toledo, idealizador e apresentador do Na Ponta da Agulha, a ideia dos documentários surgiu depois que ele comentou com Ricardo Finocchiaro (dono da Abstratti Produtora) sobre o desejo de mostrar o outro lado do palco: os bastidores, o pré-show, onde a mágica acontece.

“O diferencial desses materiais é mostrar como a música promove uma conexão com as pessoas. Bem como o quanto é importante a presença de shows na vida delas e o quanto pode fazer positivamente a diferença, proporcionado experiências únicas que irão levar para sempre na memória”, afirma Cassio.

Além dele, a equipe para os dois trabalhos contou com Carlos Vargas (filmagem e edição), Thiago Borba (jornalista e fotógrafo, que cuidou do conteúdo, do roteiro e da fotografia) e Thais Blehm (gestora de marketing, comercial e criação). 

As captações foram feitas com uma câmera GoPro mostrando bastidores (como passagem de som e movimentação de backstage) e entrevistas com os artistas, fãs e profissionais de showsbusiness. Assim, além de um material para a posteridade sobre os eventos, o trabalho é, também, uma forma de mostrar a complexidade de um espetáculo musical.

“É um registro mais íntimo, sem toda estrutura cinematográfica, mas que capta o lado humano dos artistas”, destaca Cassio.

Os registros ganham força por serem momentos únicos. A apresentação de Rick Wakeman fez parte da turnê em que músico estreou, mundialmente, o  “Yessonata” — releituras de sua antiga banda, o Yes, em formato sonatas (versões instrumentais solo). Ocorrida no Salão de Atos da PUCRS em 11 de abril deste ano, a performance mostrou que, mesmo aos 74 anos, Rick ainda executa com maestria temas complexos, seja do Yes, de David Bowie (com quem trabalhou na faixa ‘Space Oddity’ e em boa parte do álbum “Hunky Dory”, de 1971) ou da carreira solo.

Já no show Licks & Maltz com Engenheiros Sem CREA, o guitarrista e baterista gaúchos, respectivamente, se encontram novamente no palco do Opinião (em Porto Alegre) após mais de 30 anos sem tocarem juntos ao vivo. Acompanhados de Sandro Trindade (baixo e voz) e Jeff Gomes (guitarra e violão) — ambos do tributo Engenheiros Sem CREA —, os instrumentistas que gravaram álbuns clássicos como “A Revolta dos Dândis” (1987) e “O Papa é Pop” (1990) emocionaram o público vindo de diversas partes do Brasil. 

Na Ponta da Agulha

Criado durante a pandemia de covid-19, em 2022, o canal é a materialização dos anseios de seu criador, o empreendedor Cássio Toledo. Fã de música, ele resolveu desenvolver um espaço para abordar a música e tudo que está relacionado a ela. Ainda que com foco no rock, a ideia é explorar diferentes estilos.

“É natural eu falar de Sepultura, como também de Leci Brandão, ou indicar um disco de Almir Sater, como também compartilhar no meu Spotify músicas de Bruno Mars”, explica Cássio, sobre a ideia de tornar o projeto plural. 

O Na Ponta da Agulha é uma mídia para quem busca descobrir novas bandas, mas também manter-se informado sobre veteranos da cena. Com entrevistas exclusivas e conteúdos próprios, que vão de novidades a curiosidades, a iniciativa busca mostrar diferentes visões do universo da música (do artista ao produtor, passando por assessoria de imprensa e outros profissionais do setor).

O Na Ponta da Agulha foge das formalidades e aposta em conteúdo leve e divertido, que atrai tanto entusiastas de longa data quanto os novos fãs de música.

Confira o canal no Youtube: https://www.youtube.com/@canalnapontadaagulha

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *