fbpx

Fat White Family lança vídeo de “Today You Become Man”

Fat White Family compartilhou o vídeo de Today You Become Man, uma das faixas mais marcantes de seu próximo álbum, Forgiveness Is Yours, que será lançado na sexta-feira, 26 de abril, pela Domino.

A música conta a história da circuncisão do irmão mais velho do vocalista Lias Saoudi, Tamlan, aos 5 anos de idade, sem anestesia, nas montanhas da Argélia. O clipe foi filmado por Tamlan em Maillot, a pequena cidade de onde vem a dinastia Saoudi.

Dando algumas informações sobre a faixa, Lias disse:

Eu estava sentado com minha família no Natal. Toda a minha família mais próxima. Meus pais, divorciados há muito tempo, e seus respectivos parceiros. Meu irmão mais velho e meu irmão mais novo. Dois cachorros. Um cocker spaniel chamado Jarvis e um pitbull francês chamado Pepe. Eu e meu irmão mais novo conseguimos resolver nossa longa rixa sangrenta por tempo suficiente para que pudéssemos desfrutar dessa reunião festiva semestral. A ideia desse encontro – que chamamos de “Legends of the Fall” em referência ao filme favorito da minha mãe, um filme sobre irmãos em guerra que entram e saem do exílio – surgiu pouco depois que meu irmão mais velho foi deportado da China, depois de ter se mudado para lá por 15 anos. Naquela época, havia um sentimento de união. De fazer um esforço para que Tam se sentisse em casa. O divórcio de meus pais não foi bonito. Na época, você teria apostado sua vida que nenhum outro Natal juntos seria remotamente possível. Tenho orgulho do fato de que, como grupo, podemos deixar o passado para trás, mesmo que só depois de vinte anos ou mais.

Nas duas vezes anteriores em que “Legends of the Fall” ocorreu, terminou em sérios desentendimentos de alguma forma. Geralmente com lágrimas, com ameaças ocasionais de violência e danos corporais. Por isso, optamos por torná-lo bienal. Você precisa de um ano de descanso. Você precisa deixar os ânimos se acalmarem. Em dezembro passado, todo o drama aconteceu nos bastidores, nos preparativos para o próprio evento. Conversas intermináveis de crise sobre a briga que estou tendo com meu irmão mais novo. Como resultado, o Natal foi uma comemoração de paz. Nós já tínhamos nos esgotado. De qualquer forma, na segunda noite, estávamos todos sentados comendo doce e assistindo a Rocky IV e surgiu essa música. “Today You Become Man” (Hoje você se torna homem). Meu irmão mais velho começou a falar sobre ela. Isso me deixou nervoso, pois eu não tinha (ainda não tenho) tocado para meu pai. Tam perguntou se poderíamos colocá-la, eu disse a ele que não tinha o link do álbum. O arquivo expirou. Então, afundei em uma espécie de pavor, estando um pouco chapado, repetindo isso na minha cabeça várias vezes: será que eu acabei de inventar tudo isso? Droga. Será que exagerei demais aqui? Devo ter pelo menos exagerado no dossiê. Com certeza. Eu estou sempre exagerando no dossiê. Isso será o fim. Fora do testamento. Adeus, Bashir. Droga.

Em pouco tempo, em vez de reproduzir a gravação, meu irmão mais velho começou a contar sua experiência completa. Isso foi um alívio. Chegaríamos direto ao fundo da questão. Nada da ansiedade latente para estragar o que resta de Rocky IV. Isso foi mais cedo do que o horário habitual de meu irmão mais velho com a anedota da circuncisão. Em geral, é preciso esperar até que a conversa já esteja bem adiantada para que ele mostre a arma mais potente. Uma vez que você está aproveitando sua noite lúcidamente, por volta das 3 ou 5 da manhã, quando está totalmente relaxado, é geralmente quando ele ataca. Então foi uma apresentação matinal para toda a família. Para minha absoluta alegria, a versão dele coincidiu quase perfeitamente com a minha, com pouca discordância do meu pai em relação aos detalhes. Então veio uma alegria ainda maior, uma continuação da história que eu ainda não tinha ouvido. Um posfácio do inferno. Vários anos após a antiga mutilação/aprimoramento genital sem anestesia do meu irmão mais velho, ele foi convidado para a cerimônia do nosso primo mais novo, Amine. De acordo com Tam, depois de cortarem o mini cachecol, eles o colocam em uma pequena bolsa. Tam fez questão de pegar essa bolsa logo após o momento da verdade de Amine e, em seguida, dançou pela sala balançando-a acima de sua própria cabeça sorridente em comemoração à sua nova masculinidade.

Posso pensar em poucas coisas mais estranhas que podem acontecer a você aos cinco anos do que ser enviado do norte da Inglaterra para Cabília por isso. É meio que como alienação ao quadrado. Quando você voltar para Huddersfield, quem você terá para compartilhar sua experiência? Pelo menos os garotinhos em Maillot têm uns aos outros, são irmãos do mundo antigo. O mundo antigo é parte de sua identidade coletiva. Isso não o caracteriza como totalmente único, como algo diferente de todos os outros. Meu irmão é uma daquelas pessoas que transformam tudo em uma piada. Seu senso de humor é extremamente abstrato. Às vezes me pergunto se ele é patologicamente incapaz de levar algo a sério. A realidade existe para ser ridicularizada, e nada mais. Isso não quer dizer que ele seja desprovido de empatia, mas que sua forma básica de compreender o mundo é por meio do ridículo. Não há botão de desligar. Eu me pergunto se o fato de ele ter feito da abstração sua pátria realmente começou com o absurdo no Alto Atlas? E, por sua vez, considerando que só me tornei um artista praticamente porque meu irmão mais velho me disse para fazer isso quando eu tinha 11 anos, será que é aí que começa grande parte da minha inclinação para o estranho? O que transformou a Tam inevitavelmente me transformou, crescendo em vários lugares diferentes, mas uma constante foi o irmão mais velho. Eu tentava imitá-lo em tudo. Talvez eu esteja me agarrando a qualquer coisa. Apropriando-me de seu sofrimento. Não sei. Certamente estou mercantilizando-o. Mas uma coisa é certa: se você tivesse que escolher um dos três irmãos Saoudi para lutar em uma guerra, escolheria o Tam todas as vezes. Pelo menos se estivermos falando de uma linha de frente.

Ouça Today You Become Man de Fat White Family

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias

Publicidade