fbpx

Oasis lança versão inédita de “Columbia (Sawmills Outtake)”

Oasis, a banda britânica que definiu o britpop com seu álbum de estreia “Definitely Maybe”, está comemorando o 30º aniversário do lançamento com uma edição deluxe. A edição de aniversário, que será lançada em 30 de agosto de 2024, traz faixas das sessões originais de gravação abandonadas no Monnow Valley Studios, bem como outtakes das sessões definitivas no Sawmills Studios, na Cornualha.

Entre elas está inédita “Columbia (Sawmills Outtake)”, uma faixa que destaca a energia crua e a paixão que impulsionaram os primeiros anos do Oasis. Esta versão estendida, com mais de sete minutos de duração, foi mixada pela primeira vez por Noel Gallagher e Callum Marinho. A música é caracterizada por ritmos hipnóticos que se entrelaçam com bateria e feedback zumbindo, característica consagrada da banda.

Após assinar seu primeiro contrato com uma gravadora, o Oasis mudou-se para os estúdios de Monnow Valley, que fica na fronteira galesa de Monmouthshire, para capturar a energia e o peso de seus shows ao vivo. Na época, as gravações iniciais pareciam excessivamente técnicas e polidas, não conseguindo captar a essência da banda. As sessões foram finalmente canceladas e a banda mudou-se para o Sawmills Studios, na Cornualha, para regravar o álbum. Eventualmente, com a adição de Owen Morris para completar as mixagens definitivas, o Definitely Maybe foi formado.

“Columbia” foi uma das primeiras músicas escritas pelo Oasis e originalmente lançada independente em um 12 polegadas. A versão do 30º aniversário também inclui uma demo inédita de “Sad Song”, com os vocais de Liam Gallagher, que não havia sido revelada anteriormente. As gravações do Monnow Valley e os outtakes do Sawmill, agora descobertos, mostram que a banda já estava no caminho certo desde seus primeiros anos.

A chegada de “Columbia (Sawmills Outtake)” coincide com a turnê de aniversário de 30 anos de Liam Gallagher pelo Reino Unido e Irlanda, onde ele apresenta o álbum na íntegra, além de várias outras faixas daquela época.

O lançamento de Definitely Maybe em agosto de 1994 marcou um momento crítico na cultura jovem britânica. Ele atingiu o número um nas paradas oficiais de álbuns do Reino Unido, tornando-se o álbum de estreia mais vendido na época. Definindo sonoramente a atitude de uma época, tornou-se a banda sonora da iminente mudança cultural e política da Grã-Bretanha em meados da década de 1990.

Ouça Columbia (Sawmills Outtake) do Oasis

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *