Parceria de Henrique Portugal e a rapper Matriarcak, em single inédito

Quinta-feira, dia 27 de março, chega às plataformas de streaming (distribuição digital Strm) o single “Hype”. A canção é uma parceria da poetisa e slammer Matriarcak com Henrique Portugal. O cantor e compositor mineiro musicou o poema da multi artista nascida e criada na Zona Norte de São Paulo. Matriarcak se lançou na cena hip hop em 2014, e como slammer já conquistou vários títulos importantes. “Hype, pra mim, é ir no mercado e voltar com o carrinho cheio”, pontua Matriarcak em seu poema. Integrante do grupo Skank por mais 30 anos, Henrique Portugal lançou projeto solo em 2024, misturando pop e rock.

Gravado no estúdio S de Samba, em São Paulo, com produção musical de Daniel Carlomagno Jair Oliveira, o single  reúne a sonoridade do rap ao da jovem Orquestra Gerando Falcões. “Hype” foi gerado no projeto Assim Que Se Faz, fruto da parceria entre o Instituto Abramus (criado pela Associação Brasileira de Música e Artes) e a Gerando Falcõesorganização que promove o acesso à arte e à cultura como ferramentas de transformação social. A parceria teve início em 2024,com o objetivo de levar formação musical e cultural a jovens em situação de vulnerabilidade.

“Foi uma experiência emocionante construir com estes jovens talentos, a partir do nada, uma linda canção que teve como guia a poesia e a voz sincera da Matriarcak. Mais uma vez, é a música e seu poder transformador”, comenta Daniel Carlomagno, que também integra a diretoria do Instituto Abramus. Henrique Portugal destaca o lado desafiador da proposta: “Como conciliar uma artista da música urbana com uma orquestra de Poá, SP? A mensagem deste encontro é que não existem limites para a música. Fiquei muito feliz com resultado”.

Juntos, o Instituto Abramus e a Gerando Falcões continuarão avançando no desenvolvimento de jovens que não têm acesso a formações qualificadas na área da cultura, especialmente de forma gratuita. “Esta parceria com a Abramus é essencial, pois proporciona acesso a recursos, conhecimento técnico e oportunidades que muitas vezes não estão disponíveis nesses contextos, ajudando os nossos alunos a adquirirem competências que os ajudam na empregabilidade e inserção social”, conclui Anderson Machado, coordenador de cultura da Gerando Falcões.

Ouça “Hype”, uma parceria Henrique Portugal e Matriarka

https://open.spotify.com/intl-pt/album/64xAAY2yYQkmCZtc259yvI?si=k0AO1pQPTRqguE8HG81Lbg

Autor

  • Leia mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *