fbpx

“Elton John”: O início ao estrelato com o álbum preto

Elton John subia ao estrelato com o lançamento de Elton John, segundo álbum de sua carreira, em 1970.

Após o obscuro Empty Sky, o pianista se jogava nas glórias do sucesso… E assim, se iniciava uma das maiores carreiras do mundo da música.

Lançado no dia 10 de abril de 1970, o álbum o estabelecia na sessão “cantor e compositor” da música popular. E, além de tudo, foi indicado ao Grammy de Álbum do Ano de 1970.

Ademais, foi o primeiro de uma série de álbuns produzidos por Gus Dudgeon. Como o produtor disse em entrevista, o álbum não tinha a pretensão de lançar Elton como artista. Mas como uma coleção de demos para que outros artistas o gravasse.

Estavam totalmente errados. Tanto que em 2012 foi introduzido ao Hall da Fama do Grammy como um álbum de significado qualitativo e histórico.

Faixa a Faixa

Com leves passagens de rock, blues, gospel e barro, o álbum teve inúmeros motivos para ser um dos maiores marcos. Porém, foi com a faixa de abertura que Elton John foi catapultado.

Your Song se tornou o carro-chefe do músico. Incrível, bela, com suas linhas orquestrais feitas pelo saudoso Paul Buckmaster.

A faixa é tão surpreendente quanto sua história. Foi escrita durante um café da manhã por Taupin. Do mesmo modo que foi escrita rápida, a melodia também veio. Antes das manchas de ovos secarem, a música já havia nascido.

A letra é uma carta de amor de uma pessoa totalmente inocente. Há um certo estilo melodramático quando o narrador se autodeprecia, tropeçando em seus sentimentos.

I Need You To Turn To traz a participação da harpista Skila Kanga, dando um ar épico para a música.

O álbum continua com Take Me To the Pilot. Uma letra que até hoje é incompreendida por Taupin que, na época, mergulhava nas escritas de Baudelaire e Rimbaud.

Em seguida, em No Shoes Strings On Louise, ataca com o country. Dá até a impressão de ser uma homenagem, ou deboche, aos Rolling Stones.

Contudo, Border Song fala sobre a confusão de Taupin com as mudanças de ares. O letrista estava acostumado com a vida na fazenda e havia se mudado para uma Londres agitada.

Muitas das letras têm o lirismo voltado a traição, política ou pessoal, ilusão de perigo e destemor ao desconhecido.

O álbum continua numa linha melodramática em Sixty Years On, The Greatest Discovery e a animada The Cage.

The Cage possui balanço, swing. É dançante e contagiante. Tem um rock com forte influência no blues, contando com um baixo pulsante e os berros agudos característico de Elton.

O início do estrelato

Contudo, o disco Elton John foi um dos maiores pontapés na carreira de Elton.

Ademais, comparando com Empty Sky, as composições de John e Taupin se tornaram imediatas e bem sucedidas. Mesmo as letras mais nebulosas, como a letraTake Me To The Pilot e toda sua enigmática.

Assim, com as melodias baseada no blues e rock, Elton conseguiu fundamentar o espírito de cada uma delas.

E como foi dito por um jornalista, após o primeiro show no Troubador, em 1970: há um novo Messias na cidade.

Deste modo, depois de Elton John, clássicos como Madman Across The Water Tumbleweed Connection, que sairia em seguida e no mesmo ano, fazia do pianista maior do que já era no momento.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *