fbpx

Ausência de baixo em disco do Metallica foi uma estratégia deliberada?

Por que o álbum de 1988 do Metallica, …And Justice For All, não tem nenhum baixo audível? Embora o então baixista Jason Newsted tenha gravado suas partes para o disco, elas foram praticamente eliminadas na mixagem final. James Hetfield, vocalista da banda, atribuiu isso ao esgotamento da banda na época, enquanto um dos mixadores do álbum, Steve Thompson, sugeriu que poderia ter sido uma piada. Independentemente das razões, Newsted ficou compreensivelmente chateado com o resultado.

Recentemente, o produtor do álbum, Flemming Rasmussen, apresentou uma nova teoria sobre a ausência do baixo. Em uma entrevista com Daniel Sarkissian, Rasmussen, que pode ser vista logo ao final desta matéria, ele sugeriu que o Metallica fez isso originalmente para provocar uma reação de Newsted. Segundo Rasmussen, “Acho – mas isso é puramente especulação – que eles fizeram isso para obter algum tipo de reação de Jason. Porque o que eles mais odiavam em Jason era que ele era um fã“. Ele explicou que Newsted nunca discordava ou declarava sua própria opinião, e a banda esperava que ele se afirmasse mais. “Acredito que eles provavelmente fizeram isso para obter uma reação, e quando ela não veio, foi assim que o álbum ficou.”

Embora essa teoria possa parecer cruel, é importante lembrar que o Metallica ainda estava lidando com a trágica morte de Cliff Burton, o baixista anterior, que faleceu em um acidente de ônibus menos de dois anos antes. Esse luto coletivo pode ter influenciado suas decisões durante a gravação e mixagem do álbum. Apesar da situação tensa, Newsted permaneceu na banda até 2001.

Um canal no Youtube chamado josh10177 decidiu fazer “justiça” a Jason Newsted e subiu o vídeo “…And Justice for Jason”, mexendo no som do baixo em um estúdio caseiro e a versão que pode ser ouvida no vídeo abaixo é a com o som do baixo ligeiramente superior a lançada em LP/CD/arquivo digital conhecidas pelos fãs.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *