O lendário álbum “Back In Black”, lançado em 1980 pela banda australiana AC/DC, acaba de atingir um marco histórico nos Estados Unidos. Apenas um mês após receber sua 26ª certificação multi-platina, o disco agora foi certificado como 27 vezes platina, consolidando sua posição como o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos no país.
Este aumento nas vendas pode ser atribuído, em parte, ao lançamento de uma série de edições especiais em vinil dourado do catálogo da banda, que vêm sendo lançadas ao longo deste ano como parte das celebrações do 50º aniversário do grupo.
Com esta nova certificação, “Back In Black” solidifica sua posição no pódio das vendas nos EUA, ficando atrás apenas de “Their Greatest Hits (1971-1975)” dos Eagles e “Thriller” de Michael Jackson. Anteriormente, o álbum do AC/DC estava empatado em terceiro lugar com “Hotel California” dos Eagles, ambos com 26 certificações multi-platina.
É importante notar que nos Estados Unidos, um álbum platina representa 1 milhão de unidades vendidas, enquanto ouro significa 500 mil unidades. Além das vendas físicas e digitais tradicionais, as certificações também levam em conta streams digitais, onde 10 downloads permanentes de faixas ou 1.500 streams de áudio/vídeo sob demanda de um álbum específico contam como uma unidade.
Deixe um comentário