Jon Schaffer fala pela primeira vez após condenação e revela nova fase religiosa

O guitarrista Jon Schaffer concedeu sua primeira entrevista desde que recebeu sua pena pelo envolvimento na invasão do Capitólio, em janeiro de 2021. Líder do Iced Earth, ele foi preso após participar do ato, sendo solto três meses depois por meio de um acordo judicial. Posteriormente, foi condenado a três anos de liberdade condicional e 120 horas de serviço comunitário.

Schaffer admitiu culpa por duas das seis acusações que enfrentava: obstrução de um procedimento oficial e invasão de área restrita portando arma perigosa. Em janeiro deste ano, o então presidente Donald Trump concedeu perdão presidencial a 1,5 mil pessoas, incluindo o músico.

A entrevista foi concedida ao podcast It Is Later Than You Think, um programa viabilizado pela Cornerstone Church, comunidade religiosa que o guitarrista frequenta. Com mais de duas horas de duração, a conversa abordou diversos temas, incluindo sua visão sobre os eventos de 2021 e sua relação com a fé.

Durante o bate-papo, Schaffer defendeu a conduta dos envolvidos na invasão. Segundo ele, a maioria dos participantes eram “cristãos e americanos de bom coração”. Em transcrição publicada pelo Blabbermouth, afirmou:

“Eu não esperava que os patriotas estivessem explodindo bombas. Não faz sentido porque não é disso que se trata o movimento. Não é um movimento violento. Dá para perceber. É um movimento muito voltado para a família. Eu diria que a maioria das pessoas são apenas amantes da liberdade, provavelmente muitos cristãos e muitos americanos de bom coração. Destruir propriedades não é algo que fazemos. Não é nossa praia.”

O guitarrista classificou as condenações como perseguição política. Na entrevista, afirmou que o episódio causou danos irreversíveis e destacou o impacto emocional sobre os envolvidos:

“Parto do dano que foi feito nunca será reparado. E não importa se ganharmos um processo contra o governo federal por todos os abusos de nossos direitos. Não vamos ter nossa reputação de volta. Algumas pessoas morreram, algumas pessoas se mataram por causa da pressão. É simplesmente horrível o que aconteceu. As histórias e a verdade vão aparecer. Espero que haja muitos livros. Mas acho que muitas das pessoas que estavam lá eram cristãs de qualquer maneira.”

O músico também revelou que sua experiência o levou a um caminho de fé mais intenso. Recentemente, foi batizado na Igreja Lakeview, sob orientação do pastor Tim Miller. Sobre sua conversão, declarou:

“Estou numa jornada espiritual há um tempo. Mas, digamos que ela entrou em foco quando eu passei por isso […] Primeiro, eu encontrei uma igreja, depois fui para outra. Simplesmente me apaixonei pela Igreja Lakeview […]. Pedi para ele, o Pastor Tim Miller, me batizar. E fizemos isso na casa dele, na piscina dele. Eu sei que isso não garante a salvação ou algo assim. Não é esse o ponto. Foi mais porque eu não tinha escolha quando era um bebê, e essa era uma escolha que eu queria fazer.”

O futuro de Schaffer no Iced Earth segue incerto. A banda não lança material inédito desde 2017 e permanece sem agenda de shows desde os acontecimentos de 2021.

Autor

  • Leia mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *