Harbie Flowers, o prolífico baixista inglês conhecido por criar o famoso riff em “Walk On The Wild Side” de Lou Reed, morreu aos 86 anos, informou a BBC. Nascido em Middlesex, Inglaterra, Flowers começou seu treinamento musical com o tuba, que tocava na banda da Força Aérea Real. Quando completou o serviço militar, o baixo elétrico se tornou seu principal instrumento, e ele começou a se apresentar em diversas bandas de jazz dixieland e bebop. Ele logo construiu uma reputação como baixista de estúdio.
Em 1969, ele co-fundou a banda pop Blue Mink, cuja música “Melting Pot” chegou ao 3º lugar nas paradas do Reino Unido. Ele também se apresentou com a banda de hard rock Rumplestiltskin, o grupo de blues CCS e a formação final do T. Rex, tocando em seu último álbum “Dandy In The Underworld” (1977). Porém, a contribuição mais famosa de Flowers para a música veio em 1972, quando ele criou as linhas de baixo portamento duplo em “Walk On The Wild Side” de Reed. Na gravação, ele toca o gancho tanto no baixo acústico quanto no Fender sem trastes; em uma entrevista de 2005, ele disse que pensou em sobrepor os dois instrumentos porque, como músico de estúdio, ele seria pago duas vezes por tocar dois instrumentos na mesma faixa.
A “Rolling Stone” coroou “Walk On The Wild Side” como uma das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos, e ela foi incluída no Grammy Hall Of Fame em 2015. O baixo de Flowers foi amostrado em músicas como “Can I Kick It?” do A Tribe Called Quest e “Wildside” do Marky Mark & The Funky Bunch.
Ao longo de sua carreira, Flowers continuou a gravar com uma longa lista de lendas musicais, incluindo Elton John, David Bowie, Harry Nilsson, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr, Roger Daltrey, Bryan Ferry, Albert Hammond, David Essex e muitos outros. Estima-se que ele tenha tocado baixo em mais de 500 gravações de sucesso.
Deixe um comentário