fbpx

Engenheiros do Hawaii e os seus 5 melhores álbuns

,

A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii é um daqueles grupos que despertam uma relação de amor e ódio no público do rock, uma espécie de Rush brasileiro (guardada as suas devidas proporções, é claro), no sentido de quem é fã é fã mesmo, tendo os shows um caráter messiânico, com todos cantando as letras em catarse. Quem odeia, não suporta ouvir um acorde e muito menos as letras e a voz do Humberto Gessinger. 

Particularmente, gosto muito da banda, apesar de alguns excessos poéticos das letras de Gessinger e os arranjos meio “Pink e Cérebro” que algumas músicas têm. Gostando ou não, temos que admitir que o Engenheiros marcou o rock nacional, com sucessos que tocaram no Brasil todo. Hoje aqui na Disconecta, elejo os melhores álbuns dessa banda mais amada-odiada do rock brasuca.

A Revolta dos Dândis, 1987

Segundo álbum do grupo, o primeiro com a formação que ficou mais famosa e que gravou os principais trabalhos da banda: Humberto Gessinger no baixo, Augusto Licks na guitarra e Carlos Maltz na bateria. Traz sucessos como Terra de Gigantes, Infinita Highway e Refrão de Bolero. Neste álbum as letras de Gessinger já começavam a ser criticadas e decifradas, graças às citações nas letras de autores como Albert Camus e Jean-Paul Sartre. Sua sonoridade é muito crua, sem os excessos de teclados e sintetizadores que predominavam o rock brasileiro naquela época, foi a estréia do Humberto no contrabaixo, fica nítido nas linhas de seu instrumento na faixa Infinita Highway. Aliás, todo o álbum contém um som muito magro nas guitarras de Licks, em exceção na Terra de Gigantes, onde seu dedilhado introdutório se destaca enormemente.

O Papa é Pop, 1990

Este é o álbum de estúdio mais vendido da banda, tendo mais de 500 mil cópias vendidas na época. Aqui, o Engenheiros já começa a flertar de vez com o rock progressivo, como em A Violência Travestida Faz Seu Trottoir e Anoiteceu em Porto Alegre. O álbum teve sucessos estrondosos como a música título, Exército de um Homem Só e Era um Garoto que Amava os Beatles…. Um trabalho com uma sonoridade até meio tosca, com uso de bateria eletrônica e midi pedalboard. 

Várias Variáveis, 1991

Neste trabalho o Engenheiros abandonou a sonoridade mais eletrônica do disco anterior e apostou em um som mais orgânico e pesado. Produzido pela própria banda, teve sucessos como Piano Bar, Ando Só e Muros e Grades. A banda ainda presta homenagem à música tradicional gaúcha com a regravação de Herança do Pampa Pobre do Gaúcho da Fronteira.

Gessinger, Licks e Maltz, 1992

Aqui o Engenheiros mergulha de vez no rock progressivo, tanto que até o nome do álbum foi inspirado no trio Emerson, Lake and Palmer. A sonoridade lembra uma espécie de Rush tupiniquim (como disse no início, as IMENSAS devidas proporções) e na minha opinião é o melhor disco da banda. O álbum teve sucessos como Ninguém = Ninguém e Parabólica esta composta em homenagem à filha de Humberto Gessinger.

!Tchau Radar!, 1999

Depois da formação Gessinger, Licks e Maltz a formação que tocou neste disco é a melhor do Engenheiros. Além de Gessinger no baixo, a banda contava com Luciano Granja na guitarra, Lucio Dorfman nos teclados e Adal Fonseca (que já foi baterista do Kid Abelha) na bateria. Neste álbum há uma bela coleção de canções e trouxe novos sucessos do grupo como Eu que não Amo Você e um belíssimo cover de Negro Amor, versão de Caetano Veloso para It´s All Over Now, Baby Blue de Bob Dylan.

Concorda ou discorda? Comente abaixo o seu top 5 dos Engenheiros.

Autor

11 respostas para “Engenheiros do Hawaii e os seus 5 melhores álbuns”

  1. Avatar de RAFAEL DONIZETE RANGEL
    RAFAEL DONIZETE RANGEL

    Sinceramente o melhor álbum deles pra mim é gritos de guerra canções de amor.

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Filmes de guerra, canções de amor! Na minha opinião também o melhor!

    2. Avatar de Leonel
      Leonel

      É “Filmes de guerra…”

  2. Avatar de Antonio Marcelo
    Antonio Marcelo

    O melhor disco do engenheiros é simples de coração.

  3. Avatar de Roney Souza
    Roney Souza

    Simples de coração não é um disco ?

  4. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    É difícil escolher um apenas realmente porque a grande maioria é maravilhosa, mas confesso que ouvi muitas e repetidas vezes o “Várias Variáveis”.

  5. Avatar de Ricardo de Alneida
    Ricardo de Alneida

    Conhecimento instrumental: 9
    “Parece com o Rush nacional “ e
    “Pink e cérebro” foram desnecessários . Eu realmente valorizo a profundidade e a dedicação que você traz para as discussões técnicas. No entanto, senti que a crítica recente talvez não fosse completamente necessária para o objetivo comum de desenvolver uma compreensão mais profunda do assunto. Talvez na próxima vez o senhor possa focar em como podemos construir sobre as ideias apresentadas para fortalecer ainda mais o trabalho do artista . Estou ansioso para continuar colaborando e explorando esses tópicos com você.

    1. Avatar de Cássio Toledo

      Obrigado meu caro, é uma análise e opinião, e, agradeço a sua opinião, juntos debatermos de forma construtiva e sólida as obras de nossos artistas e o valor que elas carregam em seu histórico. Abraço!

  6. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Engenheiros foi odiado pq era do sul. Eles tinham defeitos e precariedades na produção e nos arranjos iguais a qualquer banda brasileira da época, mas o fato de ser gaúcho pegou (e pega) muita gente.
    Gosto de ver gente falando de boca cheia que gaúchos (como eu) somos xenofóbicos.
    O problema que cresci, vivi 35 anos da minha vida no Brazil, e a agora vivendo há 8 anos na Australia e vivendo aqui com brasileiros de todo Brasil, posso falar de boca cheia que os outros estados são invocados com os gaúchos sim.
    Engenheiros foi tão bom quanto todas as outras bandas da época, e mesmo com o “excesso do poesia” eles foram muito bons sim! Para mim, letras muito melhores que os outros. 🤷🏻‍♂️

    1. Avatar de Cássio Toledo

      O próprio Gessinger falava… “Longe demais das capitais”. Historicamente, em nosso país, as questões geográficas com as próprias características de sua região afetam muito para a conquista de espaço no mainstream.

  7. Avatar de Marisa GARIBALDI PINTO
    Marisa GARIBALDI PINTO

    Pra mim os melhores cds dos Engenheiros é Longe Demais das Capitais, A revolta dos Dândis e Ouço o que eu digo não ouça ninguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias

Publicidade