fbpx

J Mascis amadurece e apresenta seu melhor álbum solo em “What Do We Do Now”

J Mascis é a personificação do rock independente, desde os tempos de Deep Wound, sua primeira banda hardcore ao lado de Lou Barrow, ele vem delineando o que se convencionou chamar hoje de rock alternativo.

Em What Do We Do Now, ele acertou na fórmula da mesma forma que acertou a mão em Where You Been que deu uma característica definitiva para o som do Dinosaur Jr.

Lançado em 2 de fevereiro deste ano, seu quarto trabalho solo tramita no limiar entre Dinosaur Jr e sua própria personalidade musical solo.

É difícil não fazer comparação entre esses dois mundos, visto que Mascis é compositor e principal voz de ambos os trabalhos, porém, a maturidade que ele apresentou em What Do We Do Now mostra que há espaço para os dois trabalhos.

Quem ganha somos nós, fãs e ouvintes de Dinosaur Jr que agora temos um “Dinoverso” de ótimos álbuns que já contava com ótimos discos de Sebadoh, Sentridoh, Deep Wound e The Folk Implosion além da carreira solo de Barrow e Witch e agora solo de J.

What Do We Do Now começa com o primeiro single e vídeo do disco, Can’t Believe We’re Here. A música começa com uma melodia cativante de violão, baixo e bateria, uma progressão de acordes com sonoridade que remete a esperança e o refrão de tirar o fôlego até a entrada do solo.

Essa é uma característica dos trabalhos solos de J Mascis, enquanto os álbuns do Dinosaur Jr. transitam com guitarras noise e pesadas, o disco solo busca esse contraponto, algo mais limpo.

A faixa título vem na sequência, também com belas melodias nos vocais, violão e pasme, pianos que se encaixam perfeitamente aos vocais preguiçosos de Mascis. O mesmo vale para Right Behind You, é incrível a maturidade nas composições solos que o artista chegou, até aqui todas as músicas empolgam de alguma forma.

As progressões de acordes transbordam esperança e mesmo sua voz caprichosamente preguiçosa aquece nossos ouvidos, almas e corações.

Right Behind You tem um dos refrãos mais legais e a música como um todo, uma das melhores se não a melhor do disco.

Dando sequência de boas faixas, You Don’t Understand possui um belo dedilhado e é complementada com as linhas vocais marcantes de Mascis, uma balada saborosa. 

Falando em balada, é assim que o disco continua com I Can’t Find You, pianos, violões, belas melodias e um refrão que gruda, o que impressiona no trabalho como um todo é que Mascis consegue manter uma mesma unidade nas faixas do álbum.

Old Friends trata de amizades e parcerias mesmo em momentos difíceis e até momentos que esa amizade não seguem juntas. Musicalmente é mais uma que conversa inteiramente com todo álbum, violões, baixos e baterias construindo melodias deliciosas de ouvir na primeira parte, ponte e refrão. Além claro, não podemos esquecer os solos de guitarras presentes sobre uma base acústica.

It’s True é outra mais calma que merece atenção, tem um belo refrão inspirador construído após uma batida empolgante apesar de ser uma faixa tranquila.

Set Me Down mais um single e vídeo conhecido antes do lançamento do álbum possui um início empolgante com um arranjo que preenche a música e a torna ainda mais interessante, a ponte para o refrão é bem etérea em sua instrumentação com uma camada de synth que colabora para essa sensação. 

Hangin Out uma balada que enche o coração de esperança, essas melodias e progressões de acordes são realmente reconfortante para dias difíceis, e Mascis tira proveito disso no álbum inteiro.

O disco fecha com End is Gettin Shaky um faixa é impossível de não se emocionar com a sutileza dos acordes.

What Do We Do Now é um disco que a muito eu não via, seja por sua unidade sonora, seja pela personalidade musical do artista. Aqui vai sem medo de dizer, é o melhor trabalho solo de J Mascis com faixas que aquecem até os corações mais gélidos do mundo.

Ouso a dizer que estamos diante do melhor álbum de 2024.

Ouça abaixo What Do We Do Now de J Mascis

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias

Publicidade