fbpx

Músicas para curtir o Halloween

Todo ano no mês de outubro comemora-se o Halloween. Essa data comemorativa, tão tradicional nos Estados Unidos, tem um significado interessante. Vamos a um pouquinho de história.

Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.

O Samhain também tinha um significado místico, uma vez que os celtas acreditavam que, durante o festival — que acontecia anualmente em 1º de novembro —, as barreiras que separavam o mundo dos mortos e o mundo dos vivos deixavam de existir. Com isso, acreditava-se que as almas dos mortos do último ano poderiam vagar pela Terra.

Durante o Samhain, os celtas realizavam celebrações com fogueiras e com fartura de alimentos. As fogueiras (ou lanternas) tinham como objetivo manter os mortos longe dos vivos e eram acesas nos diversos locais em que se comemorava o Samhain. Os alimentos serviam para homenagear os mortos e para celebrar as colheitas que os abasteceriam durante o inverno. (Fonte Brasil Escola)

Bom, em países anglo-saxônicos, especialmente os EUA, esta data é comemorada no dia de hoje, 31 de outubro. É quando as pessoas decoram suas casas com temática horripilante, as crianças se fantasiam e saem batendo nas portas das casas pedindo doces. Gostosuras ou Travessuras?

Crédito: Reprodução/Pixabay

No Brasil, esta data tem ganhado um movimento cada vez maior, com as pessoas incorporando estes elementos no dia 31 /10, também conhecido como DIA DAS BRUXAS.

Como aqui no Disconecta nós amamos música acima de tudo, pensei em trazer alguns discos com essa “temática assustadora” para você curtir seu Halloween.

Separei 7 discos internacionais e, no final desta matéria, uma playlist só com músicas brasileiras. Tem Raul Seixas, Rita Lee, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Belchior, Roberto Carlos e muito mais.

Então, pegue seu balde de doces e curta suas “gostosuras ou travessuras”

Rob Zombie – Hellbily Deluxe

Qualquer disco de Rob Zombie por si só já é um convite ao tema, mas este é especial. Dragula, Living Dead Girl entre outras serão a companhia perfeita para começar seu dia.

Misfits – Walk Among Us

O primeiro disco do Misfits lançado em 1982 estava em sintonia com o momento que seu país vivia. Nesta época, a América estava sedenta por terror e o Misfits bate à porta com seu punk rock alegre e macabro.

Blue Oÿster Cult – Spectres

O BOC é uma banda que poderia ter um sucesso muito maior, mas ficou na categoria B, apesar de ter trabalhos muito bons. Spectres, lançado em 1977, é um daqueles álbuns que vai te deixar bravo. Furioso até. Não porque seja ruim. Na verdade, é exatamente o oposto. É fantástico. Essa é a magia!

The Cramps – Bad Music for Bad People

Bad Music for Bad People é exatamente como o título sugere. As músicas do Cramps tratam de temas como filmes-B de horrorfetichismo e assuntos relacionados, com apresentações bastante teatrais.

Siouxie and the Banshees – Juju

Sombrio, sexy e atraente, é frequentemente citado como uma grande influência na cena gótica, então emergente.

Black Sabbath – Black Sabbath

Não há como negar, eles foram os pioneiros nessa brincadeira de ocultismo no rock. Ao menos, os que levaram isso a potência máxima. Seu disco de estreia é, ao mesmo tempo, cabuloso e genial.

Michael Jackson – Thriller

Na moral, o Rei do Pop era f@4*. Thriller inaugurou uma nova era para o Pop como conhecemos. Era música, mas também era clipe, imagem, cinema, tudo muito maior do que jamais fora.

E os nacionais?

Pra finalizar, deixo a playlist citada, com diversas músicas brasileiras que tem a ver com o tema Halloween. Sim, também temos muita coisa boa pra ouvir neste dia.

Divirta-se!

Autor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *