fbpx

Rock Paranaense: Overdrive Ideológico, o caldeirão criativo da Escambau

Que Curitiba sempre foi um celeiro de bandas originais, isso eu não posso negar. Até porque, em algum ponto disso tudo eu fiz parte deste cenário, tão importante para a música nacional e, ao mesmo tempo, tão idiossincrático, comparado aos tais “grandes centros”. E hoje estreia uma nova coluna aqui no Disconecta, onde irei dissecar bandas paranaenses, na ativa ou não, para compartilhar o tanto de gente criativa tem aqui na nossa terrinha.

E nesse meio ai, já com 14 anos de estrada, completados agora em 2023, temos a Escambau, banda encabeçada por Giovanni Caruso, o mesmo que fez parte da banda Faichecleres nos anos 90/00. Inquieto e sempre atento ao que se passa ao seu redor, já tem em seu currículo com a Escambau 07 discos lançados.

Um de seus grandes trunfos é sempre ser visceral e coeso em cima do palco, tendo se apresentado em grande parte do território nacional e até pelo continente sul-americano.

Foto: S.C. Divulgação

Apesar do fator rock ser uma grande influência, eles não ficam presos a este estilo. Bebem das mais diversas fontes musicais como Samba, Soul, Chamamé, Guarânia entre outros. Já as letras chamam atenção porque costumam sem bem diretas, sem meias palavras. Segundo Caruso, elas são 50% do som da banda, não importando o tema, elas sempre irão fazer olhar pra dentro e refletir.

Overdrive Ideológico

A banda lançou recentemente Overdrive Ideológico, seu sétimo álbum de estúdio, considerado como o trabalho mais descomplicado da carreira. O disco foi inteiramente gravado na própria sala de ensaios da banda, e ficou a cargo de Renato Ximú, da banda Carne de Onça (que em breve vai ganhar um review por aqui também).

É um disco de Rock. Ponto. Não tem nada de pós-produção nem outros instrumentos que não estamos acostumados a tocar. Apenas ligamos nossos amplificadores e tocamos as músicas que compusemos juntos nos ensaios. Só isso.

A banda é Giovanni Caruso (voz, violão e guitarras), Maria Paraguaya (voz e teclado), Zo Tuzini (guitarra), Yan Lemos (baixo) e Babi Age (bateria).

Ouçam sem moderação.

Foto: Divulgação


Autor

Uma resposta para “Rock Paranaense: Overdrive Ideológico, o caldeirão criativo da Escambau”

  1. Avatar de Julio Mauro

    E não é que o som é legal… curti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *