fbpx

Rock Rarity apresenta: AFTERGLOW

AFTERGLOW foi um quinteto francês formado na cidade de Marselha. Evitando habilmente fórmulas excessivamente simplistas, seu estilo é uma combinação inteligente de material mais Hard Rock na veia de SAGA/RUSH, e som moderno característico de bandas Neo-Prog como PENDRAGON e IQ.

Alcançando um bom equilíbrio entre peças vocais e instrumentais, esse seu único álbum apresenta algumas composições inteligentes e humores contrastantes com tons bastante sombrios. Os vocais acentuados de Freud Chaudeaux podem ser um pouco perturbadores às vezes, mas a excelente composição e performance instrumental são um grande destaque.

O disco inicia com “Headliner”, uma curta, porém boa peça instrumental. “In The Name of…” apresenta ótimos  vocais. “Vision”, a primeira com duração substancial chegando a quase 10 minutos, começa com um violão silencioso, depois de um minuto acompanhado por vocais, guitarra e uma bateria enérgica. Alguns sons estranhos de teclados são seguidos pelo retorno do órgão, vocais e a guitarra. Esta é uma faixa versátil, ótima composição com boa melodia e mudanças de humor e temperamento. “Knight of the Sun”, é outra peça instrumental de comprimento médio, muito melódica e acessível, com percussão cativante no início e ótima guitarra e teclado mais à frente. A próxima faixa é um épico de mais de 13 minutos de duração, chamado “Unquiet”. Junto com a faixa anterior,  provavelmente os destaques do álbum. Composição sinfônica brilhante e verdadeira com várias partes de teclado excelentes. Os teclados tambéms são dominantes na curta “Maginot Line”, uma bela canção compacta e enérgica. “David the King” é uma balada curta, com violão. “White & Blue” possui longa duração, no entanto bem diferente das anteriores, mais descontraída, quase uma longa balada. “Dolls” é outro épico, a peça mais longa do álbum, composta por 6 partes no total, com quase 17 minutos. Um grande final para um álbum muito interessante e repleto de qualidades.

Em resumo, AFTERGLOW nos apresenta uma grande jóia Neo-Progressiva, relativamente desconhecida, provando mais uma vez que a França também produziu e ainda produz excelentes trabalhos Progressivos.

Artista: AFTERGLOW
Álbum:  Yggdrasil
Ano: 1994
Gênero: Neo-Prog
País: França

AFTERGLOW – YGGDRASIL

Headliner
In The Name Of…
Vision
Knight Of The Sun
Unquiet
Maginot Line
David The King
White & Blue
Dolls

Músicos

– Karim Abdelali: bateria
– Freud Chaudeaux: vocais, baixo, guitarras
– Reno Ferre: guitarras
– Francois Festy: teclados, vocais
– Claude Figge: congas

Autor

  • Fabio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    View all posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias

Publicidade