fbpx

Rock Rarity apresenta: Alamo

Formada em Memphis, Tennessee, a banda estadunidense ALAMO lançou esse único álbum distribuído pelo tradicional selo Atlantic Records em 1971, e se você pensa que vai ouvir uma banda tocando Country ou Blues, vai se surpreender. Apesar de reunido em um dos berços do cancioneiro estadunidense, esse quarteto “senta a lenha” nas suas composições trilhando um Blues Rock/Hard Rock mainstream sólido e agradável, com as guitarras ácidas de Larry Rasberry, o baixo potente de Larry Davis e o órgão Hammond “rosnando” de Ken Woodley, tão áspero quanto seus vocais.

Ao se iniciar o play, percebemos que “Got to Find Another Way” é o começo perfeito para esta obra-prima obscura. O tema da música é composto pelos acordes feitos pelo Hammond de Ken Woodley e pela Fender Strat de Larry Raspberry tocando com o tremolo. Ouça o trabalho do baixista Larry Davis contraposto e separado das linhas de Raspberry, e o trabalho magistral da bateria de Richard Rosebrough para permitir a entrada do solo de guitarra do Raspberry. “Soft and Gentle” é uma verdadeira jóia do Soul misturada com Heavy Rock. É triste e melancólica mas sem perder aquele elemento de peso autêntico. O detalhe do Hammond é maravilhoso, a caixa de Leslie soa majestosa e o solo do Larry entra como um golpe direto na cara. “The World We Seek”, traz mais ação, quando entram aqueles raros acordes do estilo Funk e Jazz e fazem bom uso da chamada “harmonia moderna” para voltar ao tema. “Question Raised” contém um ritmo rápido que é baseado no Blues pentatônico. As pausas que seus companheiros fazem deixam Raspberry brilhar em sua guitarra fazendo bends Hendrixianos com alguma distorção natural de Marshall Stack. “Bensome Changes” começa com uma única bateria curta de Richard, que é o próprio engenheiro de som neste álbum, aliás, muito bem mixado, gravado e arranjado. “All New People”, vem com um refrão que gruda na mente com um som potente e visceral. As faixas que encerram o play, “Get The Feelin’ ” e “Happiness Is Free”, seguem o mesmo padrão de Heavy Blues Rock ácido e direto.

O ALAMO chegou a participar do Atlanta Pop Festival em 1969, festival em que o LED ZEPPELIN também tocou, e em 20 de março de 1971, dividiu o palco com o lendário ALLMAN BROTHERS quando estavam no auge de sua carreira, (com Duane e Oakley). O encontro foi em NOLA, Nova Orleans, berço do Blues e do Jazz.

Nas poucas informações disponíveis sobre o ALAMO, sabe-se que a banda durou todo o ano de 1971, até começarem os atritos entre o quarteto. Woodley aparentemente queria liderar a banda já que sua voz rouca e estilo barítono à la Greg Allman é o que realmente chama a atenção. Com a dissolução do ALAMO, a rapaziada formou bandas como HOT DOG e BIG STAR, e Raspberry partiu em carreira solo.

Artista: Alamo
Álbum: Alamo
Ano: 1971
Gêneros: Hard Rock, Blues Rock
País: EUA

Alamo – Alamo

Got to Find Another Way
Soft and Gentle
The World We Seek
Question Raised
Bensome Changes
All New People
Get the Feelin
Happiness Is Free

Músicos

Larry Raspberry – guitarras
Ken Woodley – vocais, órgão
Larry Davis – baixo
Richard Rosebrough – bateria, percurssão, engenheiro de som

Autor

  • Fabio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    View all posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *