fbpx

Rock Rarity apresenta Demian, hard rock obscuro dos anos 70

A história da banda norte-americana DEMIAN começa na década de 60 com Rod Prince (guitarra e vocal) e Roy Cox (baixo e vocais) formando a THE BUBBLE PUPPY em San Antonio, Texas, e idealizada para se uma “Top Gun Rock Band” baseada no conceito de guitarras principais duplas. O inicio do THE BUBBLE PUPPY parecia promissor e a estréia da banda ocorreu quando abriram para o THE WHO em San Antonio. Após algumas mudanças no line-up, a gravação de um único LP, “A Gathering of Promises” e do infeliz relacionamento com a International Artists Records, o grupo se mudou para Los Angeles.

Com a mudança, Nick St. Nicholas, baixista do STEPPENWOLF, ofereceu seus serviços de gestão e de produção, deu à banda um novo nome, DEMIAN, oriundo de um romance 1919 de Herman Hesse. Por sugestão da esposa de Nicholas; isso foi necessário para evitar dificuldades contratuais com a gravadora anterior, mas também porque o antigo nome apareceu a ligá-los com a música “Bubblegum”. Já utilizando o novo nome a banda lançou um álbum autointitulado em 1971, mas o insucesso de vendas levou a dificuldades financeiras com o rótulo e, em 1972, o grupo se desfez.

Quanto ao disco, a partir da primeira faixa, “Face the Crowd”, muitos riffs de guitarra fantásticos e pesados estão presentes, e dá para imaginar como a banda soava ao vivo na época. Linhas bombásticas de guitarra dupla, power chords, e um forte vocal lembrando FREE ou BADFINGER. Os destaques vão para “Windy City” e “Todd’s Tune”, (regravação de uma música ainda dos tempos de BUBBLE PUPPY).

Artista: DEMIAN
Álbum: Demian
Ano: 1971
Gêneros: Hard Rock, Psychedelic Rock
País: Estados Unidos

Demian – Demian

01. Face The Crowd (2:58)
02. Windy City (5:21)
03. Love People (2:19)
04. Coming (5:35)
05. Todd’s Tune (3:23)
06. No More Madness (3:55)
07. Are You With Me Baby? (4:58)
08. Only a Loner (4:36)

Músicos

Rod Prince: Guitarra, vocal
Roy Cox: Baixo, Vocais
Todd Potter: Guitarra, Vocal
David Fore: Bateria, Vocais

Autor

  • Foto: Fábio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    Ver todos os posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *