fbpx

Rock Rarity apresenta: Warpig

A história da banda canadense WARPIG começa no final de 1966, quando o guitarrista Rick Donmoyer (THE TURBINES, THE KINGBEES – mais tarde THE WOT e MASS DESTRUCTION), procurava um novo projeto. Rick se juntou aos antigos companheiros do MASS DESTRUCTION, Terry Brett no baixo, Dana Snitch (teclados/guitarras) e o baterista Terry Hook, todos nativos de Woodstock. Após muitos ensaios “nasce” o WARPIG alguns meses depois. Com uma mistura de influências rivalizada por poucos na área, os meninos logo se tornaram uma presença constante na cena independente de Toronto durante a maior parte dos dois anos seguintes.

Notados pelo dono da gravadora FontHill Records, os rapazes do WARPIG assinaram um contrato no final de 1968. Após escreverem material suficiente, financiaram a gravação de seu primeiro LP, com a ajuda de produção de Robert Thomson, e assim “Warpíg” finalmente viu a luz do dia na primavera de 1970. O álbum estava cheio de força bruta, com resquícios inspiradores que passavam pela Invasão Britânica, o som do surf, de Chet Atkins e o peso do BLACK SABBATH.

Faixas como a inicial “Flaggit” e “Tough Nuts” refletem a paixão desenfreada de uma banda fazendo o que quer, enquanto “Advance in A Minor” mostrou uma estrutura compacta e influências clássicas. Um tema comum ao longo do LP foram os ritmos fortes e os licks diretos de guitarra.

Um single 45 rotações de “Rock Star”/”Flaggit” circulou pelas estações de rádio e, junto com as apresentações ao vivo, o número de seguidores da banda cresceu. A FontHill foi comprada pela London Records em 1971, deixando a banda em apuros quanto ao seu status por vários meses. O álbum foi relançado pela London um ano depois, reembalado e remasterizado.

O grupo continuou, escrevendo material enquanto estava na estrada e entrando no estúdio de gravação quando podiam. Mas o que deveria ser o segundo disco da banda foi arquivado quando não conseguiram encontrar um distribuidor. Decepcionado com o gerenciamento e a direção geral da banda, Snitch deixou o WARPIG em 1973, seguido pela dissolução completa da banda pouco tempo depois.

Detalhes interessantes podem ser notados durante a audição de “Warpig”. Primeiro,  a semelhança entre a faixa número 4 “Rock Star” e a faixa “Fireball” do DEEP PURPLE, no entanto “Fireball” foi lançada em 1971, e a faixa “Rock Star” foi lançada em 1970, excluindo a possibilidade de um plágio por parte do PURPLE. Outro detalhe, é faixa “U.X.I.B” que também se parece bastante com a faixa “Wicked World” do BLACK SABBATH, neste caso as duas faixas foram lançadas em 1970, então é difícil dizer quem foi, e se houve um plagiador. 

Artista: WARPIG
Álbum: Warpig
Ano: 1970
Gêneros: Hard Rock, Heavy Prog
País: Canadá

Warpig

1 Flaggit
2 Tough Nuts
3 Melody With Balls
4 Advance A Minor
5 Rock Star
6 Sunflight
7 U.X.I.B.
8 The Moth

Músicos

Rick Donmoyer – Vocais/Guitarras
Terry Brett – Baixo
Dana Snitch – Teclados/Guitarras
Terry Hook – Bateria

Autor

  • Foto: Fábio Costa

    Desde os 13 anos de idade quando conheceu o rock sua vida ganhou outro sentido. Costuma dizer que tem o bichinho da curiosidade, e isso sempre o impulsionou a pesquisar e conhecer mais e mais bandas de variados estilos e épocas, principalmente dentro da Música Progressiva, sua maior paixão. É dono dos blogs “A Máquina de Fazer Sonhos” (amakina.blogspot.com) e “Rock Story” (rockstoryblog.blogspot.com), e atualmente apresenta os programas “Rock Laser” e “Na Hora do Rock” pela ProgSky web radio (ProgSky.com), nos quais deseja proporcionar ao ouvinte o mesmo prazer que sente ao ouvir música de qualidade.

    Ver todos os posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *