Ultranova, de Belém para o mundo!

Trabalhar com música é uma das coisas mais legais que se tem pra fazer. É verdade! Às vezes, do nada, a gente acaba descobrindo bandas que estão tão pertinho, há apenas um clique de distância. Neste caso, há apenas um conversa em um grupo de whatsapp.

Com o mundo digital em que vivemos, com tudo conectado, muitas vezes algumas coisas acabam passando batido mesmo. E ainda tem o algoritmo que pode ou não lhe indicar coisas legais. Neste caso, foi justamente em um papo em um grupo de música progressiva que acabei descobrindo esta banda maravilhosa.

Neste caso, eu falo da ULTRANOVA, banda de Belém-PA que traz em seu som uma fusão moderna de rock ácido, psicodélico e progressivo. A banda é destacada na mídia nacional e internacional especializada desde o lançamento de seu primeiro disco intitulado “Orion” (2017), lançado pela gravadora francesa Musea Records (mesma de Uriah Heep e Genesis).

A Ultranova surgiu em 2013 e é formada por Daniel Leite (guitarra), Thiago Albuquerque (piano/synth), Henrique Penna (bateria) e Arthur Cunha (baixo), e as apresentações ao vivo contam com vídeos sincronizados com cada música, trazendo uma atmosfera ainda mais imersiva no ambiente sonoro criado pela banda. Ao longo de seus mais de 10 anos de trajetória musical já dividiram palcos com renomados artistas como Hermeto Pascoal, Bacamarte, Violeta de Outono, Som Nosso de Cada Dia e Egberto Gismonti, levando seu som Brasil afora em festivais como CaRIOca ProgFestival 2024 e 2019, Sonido, SeRasgum, TapaJazz, Alma Livre entre outros.

Além do disco Orion a banda já lançou mais três singles e se prepara lançar um novo álbum, com lançamento agendado para abril de 2025 pela Masque Records (Rio de Janeiro) . Abracadabra, com uma leve influência de Jethro Tull e King Crimson é seu single mais recente. O charme que o piano elétrico dá, com as camadas atmosféricas, criam uma cama muito bonita para o restante dos músicos possam exercer seu ofício com muita destreza, abrilhantando ainda mais o trabalho da banda.

Em 2017 foram eleitos pelo site da ProgRock.com como uma das melhores bandas daquele ano, figurando ao lado de gigantes como King Crimson, Steven Wilson, Premiata Forneria Marconi, Big Big Train e IQ.

Se você é fã de rock progressivo faça um favor agora mesmo: dê play em todas a faixas e descubra a Ultranova.

Autor

  • Leia mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *