
Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro em Porto Alegre
GELSON OLIVEIRA
Nascido em Porto Alegre, Gelson Oliveira se mudou ainda criança para Gramado, onde trabalhou anos mais tarde como artesão em madeira. Depois de confeccionar os troféus Kikito para o Festival de Cinema e ter o seu primeiro contato com a música, ele retornou à capital no final da década de 70, integrando bandas e participando de festivais universitários.
Além do seu disco de estreia, chamado “Terra” (1983), Gelson tem outras obras importantes para a consolidação da música gaúcha urbana, como “Imagem das Pedras” (1992), que contou com a participação de Gilberto Gil. O artista, que já se apresentou diversas vezes na Europa, é autor de composições emblemáticas, como “Papagaio Pandorga”, tema do clássico programa infantil da TVE.
NELSON COELHO DE CASTRO
Nelson Coelho de Castro nasceu em Porto Alegre e ainda na infância integrou o coral do Colégio São João. Ele também estudou violão com Ivaldo Roque. Formado em Jornalismo em 1977, Nelson iniciou sua trajetória artística participando de festivais e de rodas de universitárias do final dos anos 70.
Ao longo de sua carreira, ele se destacou com “Juntos” (1981), o seu disco de estreia e o primeiro LP independente produzido no Rio Grande do Sul. O álbum seguinte, lançado em 1983, trouxe o sucesso “Vim Vadiá” e rendeu a conquista do Festival Latino-Americano da Canção. De lá para cá, Nelson se firmou como figura central da música popular gaúcha, contribuindo para a difusão da cena tanto no Brasil como no exterior.



