No início dos anos 1980, o Iron Maiden ainda buscava consolidar seu espaço na cena britânica. A banda já havia lançado dois discos — Iron Maiden (1980) e Killers (1981) — ambos com Paul Di’Anno nos vocais. Carismático, vestido de couro e com ares de hooligan londrino, Di’Anno foi peça importante para imprimir ao grupo uma atitude crua, marcada pelo espírito punk que atravessava a Inglaterra da época.
Steve Harris, baixista e fundador do Maiden, lembra desse período com um misto de afeto e frustração,. “Paul era um malandro adorável”, disse em entrevista à revista Metal Hammer em outubro de 2025. “Ele era como Billy Liar — contava tantas mentiras para todo mundo, inclusive para nós. Você não podia levar a sério o que ele dizia. Ele era engraçado e nós o amávamos de uma forma estranha, mesmo que fosse um pé no saco.”
Mas a vida errante de Di’Anno, marcada por pouca disciplina e ausência de ambição, logo se tornou um obstáculo. Ao final de 1981, Harris e o empresário Rod Smallwood decidiram pela sua saída. A escolha para substituí-lo recaiu sobre Bruce Dickinson, que vinha do Samson, uma das bandas da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM). O Maiden já havia dividido palco com o Samson no ano anterior — e a conexão foi imediata.

A chegada de Dickinson redefiniu o som e a postura do grupo. Sua voz poderosa e alcance dramático abriram novas possibilidades musicais, preparando o terreno para o terceiro álbum. Lançado em 1982, The Number of the Beast não apenas marcou a estreia de Bruce, como transformou o Iron Maiden em fenômeno mundial.
Com uma humildade típica, Harris descreve o impacto daquele disco de forma quase modesta: “Sim, esse foi grande”, afirmou. “Álbum nº 1, fizemos muitas turnês. Até então, estávamos reinvestindo todo o dinheiro na banda. Finalmente tivemos o suficiente para dar entrada em uma casa.”
Esse “grande” foi, na verdade, o ponto de virada de uma carreira que atravessaria décadas. A saída turbulenta de Di’Anno e a entrada fulminante de Dickinson não apenas salvaram o Iron Maiden de possíveis tropeços, mas também definiram os contornos de uma das maiores bandas da história do heavy metal.