Um dos grandes desafios de todo colecionador de discos de vinil é, acredito, o mesmo em todo lugar: achar uma loja (ou sebo) para fazer seu garimpo e achar discos em bom estado de conservação, raridades e com preços acessíveis.
Não sei você que está lendo, mas eu tenho vontade de conhecer várias lojas ao redor do mundo, gostaria de fazer uma viagem só pra ir ver estes lugares mágicos, ficar de papo com o dono, descobrindo coisas e o mais importante, adquirindo coisas.
Como este rolê (ainda) não é possível, o jornal Financial Times, junto ao seu time, elencou as melhores lojas de discos de todo o mundo. E o resultado você acompanha logo abaixo.
Cob Records – Norte de Gales
A fachada da loja de Cob pode parecer simples, mas o interior esconde um verdadeiro tesouro musical. Com mais de 15 mil vinis de segunda mão, especialmente dos anos 1960 a 1980, e mais de 6,500 CDs, o local é um paraíso para colecionadores. O lema da loja, “Se não conseguimos encontrar para você, ninguém consegue”, mantém-se válido quase 50 anos após sua fundação.
Acesse: cobrecords.com
Andra Jazz – Estocolmo
É difícil imaginar uma loja com mais discos de jazz do que esta. O espaço pode parecer um tanto avassalador, principalmente ao tentar decifrar o sistema de organização, um tanto peculiar. No entanto, o acervo é repleto de joias do jazz, especialmente de artistas clássicos, com destaque para Miles Davis, John Coltrane e Charles Mingus, além de nomes menos conhecidos. A experiência de explorar as prateleiras pode facilmente consumir horas de qualquer entusiasta.
Acesse: andrajazz.se
Westsider Records – Nova Iorque
A poucos minutos do Central Park, esta loja é um santuário musical discreto, repleto de discos vintage que vão desde nomes consagrados, como Miles Davis, até artistas menos conhecidos, como Zoot Sims. O acervo abrange desde clássicos e jazz até soul e disco.
Acesse aqui: westsiderrecords.com
Bar Italia Records – Paris
Situada ao lado do histórico cemitério Père Lachaise, onde repousam grandes nomes da música como Édith Piaf, Chopin e Jim Morrison, a Bar Italia é especializada em lançamentos, discos de segunda mão e vinis italianos. Inaugurada em 2023 por Massimiliano Diliberto Paulsen, natural da Sicília, a loja é um refúgio tranquilo longe das multidões de turistas. Além de oferecer cafés italianos autênticos, o espaço também promove showcases musicais.
Acesse: instagram.com
Nostalgipalatset – Estocolmo
A loja faz jus ao seu nome: sua sala principal, do tamanho de uma quadra de basquete, na capital sueca, está repleta de vinis de praticamente todos os gêneros, além de uma vasta coleção de compactos de 7 polegadas e itens nostálgicos, como pôsteres de filmes e brinquedos Dinky. Ao lado, o Trash Palace se dedica ao heavy metal e ao punk. Os preços dos discos são acessíveis, e, além dos clássicos, há uma boa seleção de raridades. Já encontrei álbuns ao vivo obscuros do Led Zeppelin, soukous congolês e indie dos anos 90 por lá.
Acesse: nostalgipalatset.com
Sounds of the Universe – Londres
Localizada em um ponto privilegiado no Soho, a Sounds of the Universe também serve como sede da Soul Jazz Records, oferecendo o extenso catálogo de relançamentos e compilações do selo. A loja é um ponto de encontro para DJs, com um acervo que abrange desde reggae e jazz até hip hop, Afrobeat, house, Krautrock e a vanguarda nova-iorquina dos anos 1980.
Acesse: soundsoftheuniverse.com
Ohh Ahh Records – Copenhagen
Escondida em uma rua residencial, a loja surpreende ao proporcionar uma das melhores experiências em vinil de Copenhague. A seleção de discos é variada, sem a pretensão de ser completa. Tim Rose, um dos proprietários mais acessíveis e conversadores do ramo, disponibiliza desde Kiss e Björk até música mundial e algumas camisas retrô de futebol. Uma seleção ainda maior pode ser encontrada online no Discogs.
Acesse: oohaahrecords.com
Third Man Records – Londres
Escondida na Carnaby Street, esta é a loja de Jack White. Lá, uma seleção de apresentações ao vivo gravadas diretamente em vinil, além de faixas inéditas, como os intensos sons Tejanos de Martin Solis.
Acesse: thirdmanrecords.com
Estas são apenas algumas das melhores lojas de discos situadas pelo mundo todo e, talvez, as mais conhecidas. Vale ressaltar que na matéria não foi citada nenhuma loja brasileira, tampouco lojas da América do Sul. A lista completa você pode conferir no site da Financial Times, clicando neste link aqui.
Deixe um comentário