fbpx

David Bowie e a odisseia espacial: a história por trás de “Space Oddity”

Há exatos 55 anos, ou seja, no dia 11 de julho de 1969, o mundo estava abismado com a corrida espacial. Nesse mesmo ano, um jovem cantor e compositor inglês chamado David Bowie lançou uma música que capturou perfeitamente o espírito da época: “Space Oddity”.

A inspiração para “Space Oddity” veio de várias fontes. Bowie, então com 21 anos, assistiu ao filme “2001: A Space Odyssey” de Stanley Kubrick no verão de 1968. Ele ficou fascinado pela representação do isolamento no espaço e isso o inspirou a escrever a música. Além disso, Bowie estava passando por um rompimento com sua namorada, a atriz Hermione Farthingale, e a solidão que sentia encontrou uma metáfora perfeita no astronauta perdido no espaço, Major Tom.

“Space Oddity” foi lançada em um momento em que a exploração espacial dominava a cultura popular e a música foi lançada apenas cinco dias antes do lançamento da Apollo 11, a missão que levaria o homem à lua pela primeira vez. Bowie estava no momento certo e sua música acabou sendo usada pela BBC como trilha de fundo durante sua cobertura do evento.

Apesar dessa exposição, “Space Oddity” inicialmente não vendeu bem, mas do outro lado do Oceano Atlântico, Bowie começava seu caminho pro sucesso, mesmo que modesto, com os singles “Changes” e “The Jean Genie”.

Mas foi em 1972 com o relançamento de “Space Oddity” que Bowie verdadeiramente ganhou os corações dos norte-americanos e se tornou o primeiro hit dele na terra do tio Sam. Além disso, uma nova versão do clipe, dessa vez filmado por Mick Rock consolidou sua carreira.

“Space Oddity” de Bowie, versão do clipe de Mick Rock

Depois disso, o resto é história, mas muitas curiosidades e teorias foram criadas, entre elas, o nome do personagem Major Tom, mesmo que nunca Bowie tenha falado sobre o assunto, muitos dizem que o nome teria sido tirado de um conhecido artista de music hall na qual Bowie teria visto um cartaz com ele quando ainda era criança. Outro curiosidade está no fato de que mais de 20 artistas teriam regravado ela ou ainda teria sua inspiração para outros terem criado faixas inspirado no Major Tom.

Nesta última categoria está a canção que leva o nome do famoso personagem criado por David Bowie feita em 1983 por Peter Schilling, famoso por seus elementos eletrônicos em voga na época.

Peter Schilling – “Major Tom (Coming Home)”

A verdade é que se não fosse a capacidade criativa de David Bowie, muito do que conhecemos da música pop teria ido para outro caminho, “Space Oddity” é um clássico e deve ser celebrado como tal.

Adquiria produtos na Amazon com nosso link de associados e contribua para a Disconecta continuar viva

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *