Pink Floyd revelou clássicos futuros na turnê de 1974

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Pink Floyd. Foto: Arquivos Hulton, Getty Images.

Pink Floyd apresentava em junho de 1974 um novo espetáculo com tela circular de projeções quando surpreendeu o público ao tocar composições ainda inéditas.

Além de divulgar o recém-lançado “The Dark Side of the Moon”, o grupo britânico testou ao vivo uma versão preliminar de “Shine on You Crazy Diamond”, peça que se tornaria a espinha dorsal do álbum “Wish You Were Here”, lançado em 1975. No mesmo repertório surgiram “Raving and Drooling” e “You’ve Got to Be Crazy”, rascunhos que evoluíram, respectivamente, para “Sheep” e “Dogs”, só disponibilizadas em estúdio três anos depois, no disco “Animals”.

Em entrevista ao UCR, David Gilmour lembrou que as faixas nasceram “numa sala de ensaio minúscula”. Segundo o guitarrista, Roger Waters insistiu em dividir “Shine on You Crazy Diamond” em duas partes para que ocupasse o centro do próximo trabalho. “Eu relutei no início, mas ele estava certo”, afirmou.

O método de guardar ideias e retomá-las mais tarde segue ativo na carreira de Gilmour. Materiais gravados no improviso “Barn Jam”, de 2007, forneceram a base para a faixa-título de “Luck and Strange”, de 2024. Após uma breve série de shows desse novo projeto, o músico lançará em 17 de outubro o box “The Luck and Strange Concerts”, acompanhado do filme “Live at the Circus Maximus”, ambos disponíveis em seu site oficial.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *