fbpx

The Thompson Twins Adventure: Uma mistura de música pop e videogames

Nos anos 80, o mundo da música e dos videogames começou a se cruzar de maneiras inesperadas e um dos exemplos mais desse cruzamento é o jogo The Thompson Twins Adventure, um jogo em vinil.

Lançado em 1984 como um “brinde” na revista Computer and Video Games (C&VG), este jogo gráfico de aventura foi distribuído de uma maneira inovadora, em formato de disco flexível de vinil. O 7″ flexi disc trouxe a promessa de unir a música pop e os jogos eletrônicos. O jogo foi desenvolvido para ser jogado no ZX-Spectrum.

O jogo foi inspirado na banda britânica Thompson Twins, que estava nas paradas na época com “Doctor! Doctor!”. Essa música serve de base para o enredo do jogo. O trio Tom Bailey, Alannah Currie e Joe Leeway não apenas emprestou suas imagens, mas também participou ativamente do projeto. Eles gravaram mensagens exclusivas para os jogadores e incluíram uma amostra da faixa “Doctor! Doctor!” no flexi disc. A ideia era simples: os três membros da banda protagonizam uma missão para reunir os ingredientes necessários para uma poção mágica.

O enredo reflete o espírito descontraído da música pop dos anos 80. Os personagens viajam por locais como uma praia, uma floresta e uma caverna, em busca dos ingredientes mágicos. O jogo é básico em termos de jogabilidade, um adventure gráfico com comandos do tipo “PEGUE” ou “VÁ PARA NORTE”, mas conectava de forma interessante os mundos da música e dos games.

Mas e a banda?

Formada originalmente em 1977, a banda Thompson Twins começou como um grupo de rock experimental antes de se transformar em um trio synthpop que conquistaria uma certa fama nos anos 80. Seu sucesso global veio com o álbum Into the Gap (1984), que incluiu hits como “Hold Me Now”, “You Take Me Up” e “Doctor! Doctor!”. O grupo se destacou por sua habilidade de misturar melodias interessantes com letras introspectivas, enquanto abraçava completamente o estilo visual vibrante e excêntrico da década de 1980.

Apesar do nome, a banda não tinha relação com os personagens de quadrinhos Thompson and Thompson de “Aventuras de Tintim”. Eles adotaram o nome por soar “bem divertido”. A mistura de elementos de pop, new wave e dance ajudou o grupo a marcar presença constante nas paradas e sua estética visual inovadora fez deles um dos favoritos da MTV.

E o jogo?

O aspecto mais legal de The Thompson Twins Adventure é sem dúvida o seu formato de distribuição. O jogo não foi lançado em cassete ou disquete, como a maioria dos jogos da época, mas sim em um disco de vinil flexível, uma inovação técnica desenvolvida pela Flexi Records, uma gravadora de Londres. Era raro esse tipo de mídia experimental e The Thompson Twins Adventure faz parte de um seleto grupo de jogos que foram distribuídos dessa forma.

Para jogar, os usuários precisavam transferir os dados do vinil para seus computadores ZX Spectrum ou Commodore 64. Esse processo envolvia gravar o áudio do disco em uma fita cassete, ou em alguns casos, conectar o toca-discos diretamente ao computador por meio de um cabo de áudio. Era uma experiência técnica desafiadora, porque qualquer arranhão no disco ou problema com o volume de reprodução poderia comprometer a transferência de dados, exigindo uma paciência fora do comum por parte dos jogadores.

O desenvolvimento do jogo foi liderado pela Quicksilva, uma produtora britânica que já havia feito sucesso com títulos como Ant Attack e The Snowman. A colaboração com a revista C&VG e com a banda Thompson Twins resultou em um produto único que, embora não tenha se tornado um sucesso comercial, deixou uma marca na história tanto dos videogames quanto da música pop.

Além de promover o novo single da banda, o jogo fazia parte de uma promoção da revista, com prêmios como ingressos para shows e até encontros com os integrantes dos Thompson Twins.

O jogo não foi um sucesso de crítica, muitos consideraram a jogabilidade lenta e frustrante, e os gráficos receberam duras críticas por sua simplicidade.The Thompson Twins Adventure hoje é um item de colecionador, valorizado pela sua raridade e pelo inusitado formato de vinil.

Ouça, jogue e saiba mais sobre o jogo e o formato

No link que vou colocar abaixo voce pode jogar o The Thompson Twins Adventure através de qualquer navegador, mas se prepare, se você nunca jogou nenhum “text adventure” você poderá se frustrar um pouco com o gameplay, mas vale a pena jogar pela curiosidade e pela nostalgia. Basta clicar no botao “play online

https://zxart.ee/eng/software/games/interaktivnaja-literatura/textillustrated/the-thompson-twins-adventure/the-thompson-twins-adventure

E nesse vídeo a YouTuber Kari Lawler mostra o disco, como fazer o carregamento no PC e um pouco do gameplay e algumas curiosidades sobre o jogo.

E é claro, abaixo está o álbum Into the Gap para voce ouvir no Spotify.

Autor

  • Julio Mauro

    Júlio César Mauro é um nerd de carteirinha e pai de duas meninas, com um jeito peculiar, às vezes um pouco ranzinza, e sempre lidando com o desafio de viver com TDAH. Sua carreira na música não foi como ele esperava, mas ele se destacou na TI, onde já soma 26 anos de experiência. Conhecido por ser franco e por um senso de humor afiado que nem sempre é entendido por todos, Júlio também teve uma fase como co-apresentador do programa Gazeta Games na Rádio Gazeta de São Paulo, onde mostrou seu lado gamer. E a música? Continua sendo uma de suas grandes paixões.

    Ver todos os posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *