Em 1993, os Titãs entraram em estúdio para gravar “Titanomaquia”, o primeiro álbum sem Arnaldo Antunes. A sonoridade mais pesada do disco refletia um momento de tensão criativa entre os membros da banda.
Entre uma faixa e outra, no entanto, a descontração vinha de um lugar inesperado: o videogame Sonic the Hedgehog. O clássico da SEGA virou passatempo frequente nos bastidores, segundo Nando Reis e relatos da época.
Em seu canal do YouTube, Nando contou que a banda aproveitava os momentos ociosos para jogar Sonic, revezando no Mega Drive. Ele descreveu como se envolvia com o jogo: “eu era o estrategista”, enquanto Branco Mello assumia o controle. “O barulhinho ‘plim plim’ fazia parte do ambiente”, disse o músico, em tom nostálgico sobre aquele período. As sessões aconteciam nos Estados Unidos, sob produção de Jack Endino, conhecido por trabalhos com o Nirvana.
O produtor Carlos Eduardo Miranda acompanhou as gravações e relatou a rotina gamer dos Titãs na revista Bizz.Segundo ele, os músicos jogavam entre as gravações e tentavam vencer as fases do jogo de forma cooperativa. “Branco, Nando e Sérgio tentavam passar o segundo estágio do Sonic num Mega Drive”, escreveu Miranda em 1993. Para completar o retrato, até Jack Endino teria se envolvido nas partidas, entrando no clima descontraído.
Com o tempo, o jogo virou mais que distração. Branco comprou um Game Gear e levou Sonic para o hotel. “Quinze dias depois e ainda jogavam”, escreveu Miranda, destacando o envolvimento do grupo com o game. Apesar da imersão digital, “Titanomaquia” foi concluído com 13 faixas e lançado em julho daquele ano. Miranda conta que Branco Mello chegou a zerar o jogo antes do fim das sessões de estúdio.
Mesmo com o disco finalizado, nem todos os membros saíram satisfeitos com o resultado sonoro de “Titanomaquia”. Anos depois, Nando Reis declarou considerar o álbum “horrível”, sem dar detalhes sobre os motivos da insatisfação.
O disco é lembrado por canções como “Será Que É Isso Que Eu Necessito?” e “A Verdadeira Mary Poppins”. Além da ruptura com Arnaldo, o álbum marcou um momento de transição estética e tensão criativa no grupo.
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