fbpx

Uma breve história do Glam Metal + 5 discos essenciais para entender o estilo

O glam metal, também conhecido como hair metal no mundo e metal farofa no Brasil, é um subgênero do heavy metal que combina elementos do glam rock e hard rock com punk rock e sonoridade muita vezes apoiada por refrãos pop. Este gênero musical, que explodiu na década de 80, teve suas raízes na década anterior, nos anos 70.

Como surgiu o glam metal

O glam metal surgiu principalmente nos estados de Nova York e Califórnia, nos EUA. O sucesso das bandas precursoras do metal, como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple, no final da década de 60, deu origem a bandas que usavam um visual apelativo, cada uma à sua maneira, como Quiet Riot, Kiss, T. Rex, Johnny Thunders, David Bowie, Mott the Hoople e New York Dolls, verdadeiros precursores do estilo glam.

Em meados dos anos 80, algumas bandas de hard rock e heavy metal adotaram o visual carregado e andrógino, representando o estilo. Bandas como Hanoi Rocks, Ratt, Bon Jovi, Poison, Mötley Crüe, entre outras, se destacaram nesse período.

Dentre os principais representantes do estilo, podemos citar Cinderella, Nelson, Skid Row, Stryper, Europe, Twisted Sister, Firehouse, Guardian, Warrant, além dos já citados acuma e Motley Crue. E em doses menos homeopáticas, os gigantes Bon Jovi, Guns N’Roses e Van Halen, essas bandas e artistas foram fundamentais para moldar e popularizar o gênero.

Mas como todos os estilos, o glam metal se tornou uma espécie de caricatura de si mesmo e passou a ser esnobado e ridicularizado pela própria MTV no final da década de 80. A popularidade do gênero entrou em declínio e começou a cair no início da década de 90, o principal fator em seu declínio foi a ascensão do movimento grunge, que tinha uma estética mais real, urbana e contrastante ao estilo visual e comportamental do glam metal.

O glam metal, com sua ascensão e queda, deixou sua marca na história da música e, embora o gênero tenha perdido sua popularidade, ele ainda mantém um lugar especial no coração de muitos amantes da música.

5 álbuns essenciais para entender o glam metal

Poison – Look What the Cat Dragged In (1986)

Este é o álbum de estreia da banda Poison, lançado em 23 de maio de 1986. O álbum alcançou o top três nas paradas de álbuns dos EUA, graças ao enorme sucesso de singles como Talk Dirty to Me, I Won’t Forget You e I Want Action. Este álbum é considerado um dos mais bem-sucedidos produzidos por Ric Browde, uma lenda do metal e do hard rock. O álbum é um marco no glam metal, definindo o som e o estilo visual que se tornariam sinônimos do gênero.

Mötley Crüe – Shout at the Devil (1983)

Este álbum, lançado em 1983, é frequentemente citado como um dos melhores e mais influentes álbuns de glam metal. Com hits como Looks That Kill e Too Young to Fall in Love, o álbum catapultou o Mötley Crüe para o estrelato e ajudou a definir o som do Glam Metal nos anos 80.

Def Leppard – Pyromania (1983)

Lançado em 1983, este álbum é creditado por ter ajudado a trazer o glam metal para o mainstream. Com hits como Photograph e Rock of Ages, o álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias nos EUA e estabeleceu o Def Leppard como uma das principais bandas de glam metal da década.

Bon Jovi – Slippery When Wet (1986)

Este álbum, lançado em 1986, é um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, com mais de 28 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Com hits como Livin’ on a Prayer e You Give Love a Bad Name, o álbum ajudou a catapultar o glam metal para o mainstream e solidificou o Bon Jovi como uma das maiores bandas do gênero.

Guns N’ Roses – Appetite for Destruction (1987)

Embora o Guns N’ Roses seja frequentemente associado ao Hard Rock, seu álbum de estreia de 1987 tem muitos elementos do Glam Metal. Com hits como “Sweet Child o’ Mine” e “Welcome to the Jungle”, o álbum vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo e é frequentemente citado como um dos melhores álbuns de rock de todos os tempos.

Autor

    Uma resposta para “Uma breve história do Glam Metal + 5 discos essenciais para entender o estilo”

    1. […] meados dos anos 90, apenas Rose, Slash e Duff McKagan restavam da formação original que lançou Appetite for Destruction, o álbum que os levou ao estrelato. No entanto, divergências contratuais, abuso de substâncias e […]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *