O guitarrista Adrian Smith, do Iron Maiden, abordou a saída do baterista Nicko McBrain, ocorrida em dezembro de 2024, em uma nova entrevista à Metal Hammer España (via Blabbermouth). Esta foi a primeira alteração na formação da banda em 25 anos.
Smith explicou que a posição de baterista no Iron Maiden é uma das mais exigentes fisicamente. “Nick teve um derrame… Ele não teve uma recuperação completa. E isso, infelizmente, realmente afetou sua forma de tocar”, disse Smith. Ele acrescentou que, apesar da dificuldade, a mudança foi necessária para a continuidade da banda. “Foi muito difícil. Ele tentou na turnê anterior, mas ele mesmo sabia que não conseguia fazer o que costumava fazer. Então, tivemos que fazer a mudança para a banda continuar”, afirmou.
O guitarrista ressaltou o carinho pela figura de McBrain. “Foi de partir o coração, na verdade. Nick era uma parte tão grande — e ainda é, realmente — uma grande parte da banda, e sempre será. Ele tinha uma presença enorme. E as pessoas o amam. Todos nós o amamos. E ele é um baterista incrível”, declarou.
Em outubro de 2025, Smith já havia comentado à Metal Hammer alemã sobre o anúncio de aposentadoria de Nicko e a entrada de Simon Dawson como substituto. Ele mencionou que a saída de Nicko foi “infeliz” devido ao derrame, mas que o baterista fez um grande esforço para continuar. “Ele fez um ótimo trabalho para passar por aquelas [últimas] turnês, e foi bastante incrível — um tributo a ele, realmente”, disse Smith.
O baixista Steve Harris também se manifestou em setembro de 2025 à revista Rock Candy, afirmando que a banda não teve escolha a não ser fazer a mudança após os problemas de saúde de Nicko. “Era o que era, e tínhamos que tomar uma decisão sobre se queríamos continuar ou não. Obviamente, tínhamos uma turnê agendada na época em que aconteceu, e o resto de nós queria continuar”, explicou Harris. Ele confirmou que a decisão final de se afastar foi de Nicko, e todos respeitaram.
Nicko McBrain anunciou sua aposentadoria em 7 de dezembro de 2024, em um comunicado no site e nas redes sociais do Iron Maiden. O show daquela noite no Allianz Parque, em São Paulo, Brasil, marcou sua última apresentação com a banda. Simon Dawson, ex-baterista de sessão e colega de longa data de Harris no British Lion, assumiu a bateria.
Em julho de 2025, Nicko revelou ao “Trunk Nation With Eddie Trunk” que seus problemas de saúde foram a principal razão para sua decisão. “Eu não estava fazendo justiça às músicas por causa da deficiência que eu tinha. E também não era justo com todos os outros na banda”, disse McBrain. Ele detalhou que, embora não estivesse “desacelerando”, a dificuldade estava em executar os preenchimentos de bateria que ele tocava há 42 anos.
Em janeiro de 2023, Nicko sofreu um derrame em sua casa em Boca Raton, que resultou em paralisia parcial. Quando tornou público o ocorrido em agosto de 2023, ele expressou preocupação de que sua carreira com a banda pudesse ter chegado ao fim. Seis anos antes, McBrain também foi diagnosticado com câncer de laringe em estágio 1, mantendo a informação discreta até uma entrevista em 2021.
Nicko McBrain juntou-se oficialmente ao Iron Maiden em dezembro de 1982 para o álbum “Piece Of Mind”, de 1983, substituindo Clive Burr. Ele trouxe um nível de técnica e destreza que ajudou Steve Harris a explorar caminhos mais audaciosos na música da banda, tornando-se o terceiro membro com mais tempo na formação, atrás de Harris e do guitarrista Dave Murray.



