Afonso Antunes lança “Há Vulcões em Porto Alegre” em registro ao vivo

Marcelo Scherer
2 minutos de leitura
Afonso Antunes. Crédito: Marina Sartori.

No dia 10 de outubro, Afonso Antunes apresenta o single inédito “Há Vulcões em Porto Alegre”, gravado ao vivo no Café Fon Fon, em Porto Alegre. O registro foi realizado durante um show intimista em 30 de março de 2025, reunindo o compositor, a cantora Paola Kirst e o guitarrista Lorenzo Flach, destaques da nova cena musical da capital gaúcha.

A composição, inspirada em um sonho de 2021, retrata uma visão onírica de vulcões emergindo do Guaíba, enquanto a vida cotidiana segue indiferente. Afonso descreve a música como uma reflexão sobre as contradições de viver na cidade: “É uma música sobre a estranheza que sinto em viver aqui, sobre pequenas violências, mas também sobre pulsão de vida, lava saindo do chão”. Os versos carregam um tom de crônica urbana, como na estrofe:

“O vento ferve
Tenho febre
Há vulcões em Porto Alegre
E os verões de Porto Alegre
São estranhos”

O Café Fon Fon, conhecido por sua atmosfera intimista, foi escolhido como cenário ideal para o projeto. “O ambiente convida o público para uma escuta atenta, próxima, calorosa. É muito gostoso ouvir o som do espaço nas gravações, as palmas, os assovios, os comentários da plateia. Torna esse disco muito vivo”, comenta Afonso. Essa proximidade intensifica a conexão entre as vozes de Afonso e Paola, criando um retrato febril e poético da cidade.

Com arranjos marcantes de Lorenzo Flach, o single reafirma a relevância de uma nova geração de músicos que tem transformado a cena cultural de Porto Alegre, consolidando o Café Fon Fon como um espaço de destaque para a música autoral.

Ouça abaixo o single “Há Vulcões em Porto Alegre” de Afonso Antunes

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *