Allen Blickle, baterista que fundou o Baroness em 2003, morreu aos 42 anos, informou o vocalista John Dyer Baizley em comunicado nas redes sociais.
Baizley descreveu o ex-colega como “amigo querido e parceiro criativo” e pediu compreensão enquanto família e banda assimilam a perda. A causa da morte não foi divulgada, mas mensagens de músicos próximos, como Laura Pleasants (Kylesa), sugerem que Blickle enfrentava problemas de saúde nas últimas semanas.
Nascido em 1983, Blickle formou o Baroness ao lado de Baizley, do baixista Summer Welch e do guitarrista Tim Loose. O baterista gravou os três primeiros álbuns do grupo: “Red” (2007), “Blue” (2009) e “Yellow & Green” (2012), trabalhos que projetaram a banda no cenário do metal alternativo.
Em 2013, durante turnê, o ônibus do Baroness despencou cerca de nove metros, provocando fraturas nas vértebras de Blickle e do então baixista Matt Maggioni. O acidente levou ambos a deixar o grupo no ano seguinte. Em entrevista à revista The Fader, o músico contou que o episódio o fez reavaliar prioridades e admitiu ter se distanciado dos colegas.
Após a saída, Blickle tocou com Romantic Dividends, A Place to Bury Strangers e Alpaca. Nos últimos anos, concentrou-se em trilhas para TV e cinema, assinando design de som para a série da Netflix “We Are The Champions” (2020).