Andrew Ranken, baterista do The Pogues, morre aos 72 anos

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
Andrew Ranken. Crédito: Jane Simon/Getty Images.

Andrew Ranken, baterista fundador do The Pogues, morreu aos 72 anos, informaram seus companheiros de banda nesta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026.

Conhecido como “The Clobberer”, Ranken integrou a formação original do grupo irlandês em 1983. Ele gravou todos os álbuns de estúdio e participou das turnês até a primeira pausa da banda, em 1996, chegando a assumir os vocais em algumas faixas.

Em comunicado nas redes sociais, o perfil oficial do The Pogues descreveu o músico como “baterista, membro fundador e coração da banda”. O texto agradeceu “pela amizade, sagacidade, generosidade e, claro, pela música”, acompanhado de um mosaico de fotos de apresentações ao vivo.

As homenagens se multiplicaram online. Um fã recordou a interpretação de “Danny Boy” por Ranken em um bar de New Orleans. O músico Fiachna Ó Braonáin escreveu: “Sempre foi um prazer quando nossos caminhos se cruzavam”. No X/Twitter, Declan McConville definiu o baterista como “a espinha dorsal e o coração dos Pogues”.

Além do trabalho com o grupo, Ranken tocava blues no The Mysterious Wheels, que lançou o álbum “Bare Bones” em 2024, e integrava a banda hKippers. Sua morte ocorre pouco mais de dois anos após o falecimento do vocalista Shane MacGowan, em 30 de novembro de 2023, vítima de pneumonia.

No ano passado, os membros remanescentes do The Pogues voltaram aos palcos para celebrar os 40 anos de “Rum Sodomy & The Lash”, contando com convidados para substituir MacGowan. Agora, fãs e colegas se despedem de Andrew Ranken, peça fundamental da sonoridade que marcou a história do folk punk.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *