Ataque terrorista em show do Oasis: jovem é condenado

Marcelo Scherer
2 minutos de leitura
McKenzie Morgan. Crédito: South Wales Police.

Ataque terrorista em show do Oasis levou o galês McKenzie Morgan, de 18 anos, a receber 14 meses de detenção juvenil após planejar um atentado no retorno da banda, em Cardiff.

O Tribunal da Coroa de Cardiff decidiu que Morgan cumprirá a pena em centro de reabilitação juvenil e, após a libertação, ficará um ano em licença supervisionada. A sentença também lhe impõe uma Ordem de Comportamento Criminal que o impede de frequentar locais com grupos de crianças e de tentar comprar facas.

Segundo a promotora Corinne Bramwell, mensagens enviadas por Morgan no Snapchat entre 7 de abril e 2 de junho de 2025 exaltavam Axel Rudakubana, autor de ataque contra uma escola de dança em Southport. O réu declarou querer repetir o crime e mencionou tentativas de produzir ricina, veneno letal. Um amigo recebeu as mensagens e alertou a polícia.

Em seu telefone, agentes encontraram um manual da Al-Qaeda e uma nota intitulada “lugares para atacar”, que incluía uma escola de dança local. Morgan também citou, nas conversas, o desejo de agir durante o show do Oasis no Principality Stadium, marcado para 4 de julho de 2025.

Detido em 2 de junho, após confessar a intenção de atacar uma enfermeira psiquiátrica, o jovem compareceu ao tribunal acompanhado por cinco profissionais de saúde mental. A juíza Sarah Whitehouse observou que ele era suscetível a intimidação, manipulação e radicalização. Em declaração lida pelo advogado Michael Stradling, Morgan disse estar “muito arrependido”.

O detetive-superintendente Andrew Williams, da Polícia Antiterrorismo do País de Gales, afirmou que o caso expõe como discursos de ódio e violência on-line podem influenciar jovens.

LEIA MAIS:
Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *