fbpx

Bill Bruford, ex-baterista do Yes e King Crimson, sai da aposentadoria para se juntar ao trio de jazz britânico Pete Roth Trio

Após mais de uma década longe dos palcos, Bill Bruford, ex-baterista das bandas Yes e King Crimson, anunciou seu retorno à música. Desta vez, ele se junta ao trio de jazz britânico Pete Roth Trio, trazendo de volta sua habilidade nas baquetas. A notícia pegou fãs e críticos de surpresa, já que Bruford havia declarado sua aposentadoria oficial da música em 2009.

O Pete Roth Trio, define seu som como ‘Jazz without borders’. Em seu site oficial, o grupo descreve sua música como uma tentativa de criar jazz para “uma nova geração de entusiastas musicais que olham além das convenções do jazz tradicional”. Eles acrescentam que alguns críticos já utilizam termos como ‘near-jazz’, ‘neo-jazz’, ou até ‘stadium-jazz’ para descrever seu som, fugindo do estereótipo de ‘old-man-jazz’. A banda explica que “essas expressões funcionam como alertas de que o que o Trio toca nem sempre vai se encaixar nas expectativas, nem ser sempre suave. As raízes do grupo estão firmemente plantadas na música popular, mas buscamos expandir as noções do que é aceitável ou possível dentro desse gênero.”

Bruford, que anunciou oficialmente sua aposentadoria no dia 1º de janeiro de 2009, havia realizado seu último show com a banda Earthworks em 31 de julho de 2008. Desde então, o músico se dedicou aos estudos, obtendo um PhD em Música pela Universidade de Surrey, além de escrever sua autobiografia, “Bill Bruford: The Autobiography”, na qual ele narra sua carreira e experiências com bandas como Yes, King Crimson e Earthworks.

Durante os 15 anos de sua aposentadoria, Bruford fez raras aparições. Uma das exceções foi sua participação no concerto em homenagem ao falecido baixista John Wetton, realizado em 2023 no local chamado Trading Boundaries. Nessa ocasião, Bruford subiu ao palco para tocar “Let’s Stick Together”, cover de Bryan Ferry, ao lado de Phil Manzanera, Guy Pratt e Chris Difford, da banda Squeeze.

Agora, seu retorno definitivo aos palcos, dessa vez com o Pete Roth Trio, marca uma nova fase na carreira do músico. Embora os detalhes sobre apresentações futuras ainda não tenham sido divulgados, a colaboração de Bruford com o trio britânico já desperta a curiosidade e a expectativa de fãs de jazz e rock progressivo. A combinação da habilidade técnica de Bruford com o estilo inovador do trio promete trazer algo único ao cenário musical.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *