Billy Bass, baixista fundador do Parliament-Funkadelic, morre aos 74 anos

Luis Fernando Brod
3 minutos de leitura
Billy Bass. Crédito: Reprodução.

Billy Bass, baixista fundador do Parliament-Funkadelic, faleceu aos 74 anos, dois dias antes de completar 75 anos. A causa da morte não foi especificada.

A notícia foi divulgada por George Clinton, líder do P-Funk, em suas redes sociais na segunda-feira. No início do mês, Clinton já havia mencionado que o grupo mantinha Bass “em nossos pensamentos e em nossos corações”, sem dar detalhes sobre a situação.

Nascido William Nelson, Bass começou a trabalhar para George Clinton em uma barbearia ainda na adolescência. Ele foi recrutado para acompanhar o grupo vocal de Clinton, então conhecido como The Parliaments. Em sua autobiografia de 2014, Clinton relembrou a colaboração de Bass na composição do primeiro grande sucesso da banda, “(I Wanna) Testify”, de 1967.

“Vem de uma tarde na barbearia com os outros caras, batendo papo, e Billy Bass Nelson tocando violão”, explicou Clinton. “Ele estava apenas dedilhando acordes simples, e eu estava cantando uma letra que estava na minha cabeça há um tempo: ‘Eu só quero testemunhar o que seu amor fez por mim.’ Billy e eu cantamos isso e deixamos as palavras se assentarem ao nosso redor.”

Quando problemas legais impediram Clinton de usar o nome The Parliaments, ele mudou a direção do grupo, focando em guitarras elétricas sob um novo nome, Funkadelic, que teria sido cunhado por Bass.

No documentário “One Nation Under a Groove”, Bass recordou como o som psicodélico do Funkadelic se consolidou em um show onde abriram para o Vanilla Fudge. Com o equipamento do Funkadelic extraviado, a banda principal cedeu o seu. “Esses caras eram como superestrelas, certo? Mas eles foram muito legais e concordaram em nos deixar usar o equipamento deles, desde que não o quebrássemos”, disse Bass. “Eles tinham equipamentos de última geração. Nenhum de nós jamais havia tocado em algo assim. Era tão grande que era ridículo. Aquela foi a noite em que encontramos nosso nicho.”

Bass participou dos três primeiros álbuns do Funkadelic: “Funkadelic” (1970), “Free Your Mind… and Your Ass Will Follow” (1970) e “Maggot Brain” (1971). Ele também esteve no álbum de estreia do Parliament, “Osmium” (1970). Além de tocar baixo, Bass assumiu os vocais principais em uma ou duas músicas de cada álbum do Funkadelic.

O site oficial de Clinton aponta que Bass foi um dos primeiros músicos a deixar a organização P-Funk devido a desentendimentos financeiros. No entanto, ele retornou para uma breve aparição em “Let’s Take it to the Stage”, de 1975. Após se apresentar com artistas como Commodores, Chairmen of the Board, Fishbone, Jermaine Jackson, Parlet, Lionel Richie, Smokey Robinson e Lenny Williams, Bass voltou ao Parliament-Funkadelic para diversas turnês a partir de 1994.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *