O clássico “Bizarre Love Triangle”, da banda New Order, completa 39 anos desde seu lançamento como single em novembro de 1986. A faixa faz parte do quarto álbum de estúdio do grupo, “Brotherhood”, lançado no mesmo ano.
A canção alcançou o top cinco na parada US Hot Dance Music/Club Play Singles e a quinta posição nas paradas australianas ARIA Charts em março de 1987. Apesar do sucesso em algumas listas, a música não entrou no top 40 da UK Singles Chart nem da US Billboard Hot 100 em seu lançamento original. Contudo, uma nova mixagem incluída na coletânea “The Best of New Order”, de 1994, chegou à posição 98 da Hot 100. Em 2003, a revista Rolling Stone classificou a faixa em 204º lugar na lista “The 500 Greatest Songs of All Time”.
A versão de 12 polegadas, remixada por Shep Pettibone, também está presente na coletânea “Substance”. Uma segunda mixagem, feita por Stephen Hague, aparece no álbum “Best Of”. A versão original do álbum pode ser encontrada na compilação “Singles”, de 2005, enquanto a versão de 7 polegadas foi incluída na reedição desta coletânea em 2016. As apresentações ao vivo do New Order desde 1998 utilizam a base do remix de Shep Pettibone.
A mixagem do single se destaca por uma maior presença de elementos eletrônicos em comparação com a versão do álbum. O sintetizador Fairlight CMI foi utilizado para criar sons como os “orchestral hits” e para sequenciar a música. Todos os instrumentos, exceto os vocais e o baixo melódico de Peter Hook, foram sequenciados, com destaque para as partes de baixo sintetizado e corais de sintetizador.



