Campanha busca apoio para viagem de artistas gaúchas do hip-hop a Tocantins

Marcelo Scherer
3 minutos de leitura
THS Drop e Afroback Crédito: Stefanie e Instagram.

As multiartistas de hip-hop do Rio Grande do Sul, Afroblack e THS Drop, lançaram a campanha solidária “Fortalece Aí”. O objetivo é arrecadar fundos para que elas possam viajar a Palmas, Tocantins, e representar o elemento MC da cultura hip-hop. A iniciativa busca expandir seus conhecimentos e promover a interculturalidade.

Afroblack, de 21 anos e oriunda do extremo sul de Porto Alegre (Restinga), atua em batalhas de rima desde 2018. Ela se destacou em projetos como Batalha da Extremo e Slam Diversa, além de conquistar títulos em eventos como Slam Sedução e Slam da Tinga. Em 2023, representou o Slam das Minas no Regional de poesia falada (Slam Conexões). Formada em educação social, Afroblack também ministra oficinas de cultura e escrita ligadas ao hip-hop e slam.

THS Drop, da Lomba do Pinheiro (extrema leste de Porto Alegre), iniciou sua carreira musical aos 9 anos e ingressou no audiovisual e teatro aos 16. Desde 2022, compete em Batalhas de Rima nas modalidades Sangue e Conhecimento. Ela organiza a Batalha da Bandana e a Batalha do Mercado, sendo co-criadora do coletivo “Amigos da Vizinhança”. THS Drop possui títulos como Batalha da Visão e Batalha das Monstras. Seu trabalho dentro da cultura hip-hop visa manter visíveis as pessoas pretas, LGBTQIAPN+ e outras diversidades.

Para custear a viagem, as artistas precisam de R$3.000. O valor será utilizado para transporte até Tocantins, alimentação durante a estadia, transporte intermunicipal e o retorno para Porto Alegre. A contribuição pode ser feita via PIX CNPJ: 60.473.825/0001-55, em nome de Thawani Mello. Quem não puder contribuir financeiramente, pode ajudar divulgando a campanha.

Em Tocantins, as artistas poderão interagir com a cena local, que conta com diversos eventos de hip-hop. Entre eles, estão a Batalha do Cultural aos domingos, a Batalha do Bosque às segundas, a Batalha do Ginásio às terças, a Batalha do Indígena às quartas, e a Batalha das Mil às quintas. Aos sábados, ocorrem a Batalha dos Crias e a Batalha do Girassol.

Compartilhar esse artigo
2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *