Carta de Lady Gaga a David Bowie está exposta no V&A East Storehouse, em Londres, dentro do recém-inaugurado David Bowie Centre, que reúne mais de 90 mil pertences do cantor.
O documento, datado de 2012 ou 2013, surgiu quando Gaga trabalhava no álbum “ARTPOP”. No texto, a artista diz ter chorado ao ouvir uma cópia antecipada do disco que Bowie lançaria — provavelmente “The Next Day”, de 2013 — e admite sentir que toda a sua carreira foi “um pedido artístico” para ser notada por ele. Ela encerra a mensagem pedindo um encontro em Nova York.
A letter Lady Gaga wrote to David Bowie is now on display at the V&A Museum in London:
— LⱯDY GⱯGⱯ NOW🪞 (@ladygaganownet) September 14, 2025
"Dear David Bowie,
It was truly an honor to receive an advanced copy of your album. I cried, in fact, listening to each song. How does he know I exist?
I feel as though my entire career has… pic.twitter.com/hyiwPo2JrS
A carta divide espaço com figurinos de diferentes fases de Bowie, instrumentos, esboços, anotações pessoais, maquilagem e fotografias, compondo um panorama amplo da trajetória do músico. O centro também exibe objetos selecionados pelo produtor Nile Rodgers e pelo grupo de fãs The Last Dinner Party.
Segundo a curadora Madeleine Haddon, a proposta do V&A East é mostrar um arquivo em funcionamento, permitindo que o público veja bastidores de conservação e pesquisa. Ela destaca que itens como a carta de Gaga ilustram a influência de Bowie sobre criadores contemporâneos em música, moda e artes visuais.
A abertura do espaço coincidiu com o lançamento do sexto box set que revisita os anos finais da carreira de Bowie. Paralelamente, chegou às lojas uma edição especial do disco ao vivo “Ready, Set, Go!” para o Record Store Day 2025.