No dia 14 de novembro, o Opinião recebe o projeto Eternos Cascavelletes, reunindo três ex-integrantes de Os Cascavelletes para um show que celebra uma das maiores bandas do rock gaúcho. A apresentação marca dez anos da morte de Flávio “Júpiter Maçã” Basso, fundador do grupo que marcou época na cena porto-alegrense.
O baixista Frank Jorge, o baterista Alexandre Barea e o tecladista Humberto Pettinelli se unem ao vocalista Paulo Dantas e ao guitarrista Vince Velvet — integrantes do evento anual Júpiter Day — para executar um repertório repleto de sucessos. “Sob um Céu de Blues”, “Lobo da Estepe”, “Nêga Bombom”, “Jessica Rose”, “Carro Roubado” e “Morte por Tesão” fazem parte da noite que presta tributo tanto à história da banda quanto ao seu carismático frontman.
Os Cascavelletes surgiu em Porto Alegre no final dos anos 80, criado por Flávio Basso, Frank Jorge, Alexandre Barea e Nei Van Soria. O grupo se destacou rapidamente com um som irreverente e letras provocativas, misturando rock clássico, pop e humor em doses generosas. O EP “Vórtex Demo” (1987) e o álbum “Rock’a’ula” (1989) estabeleceram a banda no cenário musical, com sucessos como “Gato Preto” e “Jessica Rose” emplacando presença nas rádios e na televisão.
O pico de popularidade chegou com “Nêga Bombom”, que integrou a trilha sonora da novela “Top Model”, da Rede Globo. O estilo livre e despojado dos Cascavelletes influenciou gerações de músicos no Brasil, consolidando o quarteto como um dos pilares da história do rock nacional.
Após turbulências internas, o grupo encerrou sua trajetória em 1991. O compacto “Homossexual/Sob um Céu de Blues” foi o último registro lançado pela banda, que segue celebrada através de projetos como este. A festa no Opinião ainda conta com as apresentações das bandas Jogo Sujo e Izzi Louise.




