Georgia On My Mind entra em domínio público nos EUA em 2026

Luis Fernando Brod
2 minutos de leitura
George and Ira Gershwin. Crédito: Hackett/Archive Photos/Getty Images.

Em 2026 o clássico Georgia On My Mind entrará em domínio público nos EUA abrindo a lista de composições de 1930 que poderão ser usadas livremente a partir de 1º de janeiro, quando expira o período de 95 anos de proteção previsto pela legislação norte-americana.

Com música de Hoagy Carmichael e letra de Stuart Gorrell, a canção ganhou projeção mundial na interpretação de Ray Charles em 1960, tornando-se hino oficial do estado da Geórgia e recebendo duas inclusões no Grammy Hall of Fame. A partir de 2026, qualquer artista nos Estados Unidos poderá gravar, adaptar ou citar sua melodia e letra sem necessidade de licenciar os direitos.

Outro destaque é “Dream A Little Dream Of Me”, composta por Fabian Andre e Wilbur Schwandt com letra de Gus Kahn. Gravada pela primeira vez por Ozzie Nelson em 1931, ficou eternizada na voz de Mama Cass Elliot em 1968 e também ganhou versões de Ella Fitzgerald, Henry Mancini, Erasure e The Beautiful South.

Entram ainda “I Got Rhythm”, de George e Ira Gershwin, e a versão em inglês de “Just A Gigolo”. A mesma liberação alcança obras de outras artes, entre elas o filme vencedor do Oscar “All Quiet On The Western Front”, o romance “As I Lay Dying”, de William Faulkner, e personagens como Pluto e Betty Boop.

O ciclo de domínio público ocorre todos os anos. Em 2025, produções de 1929 como “Singin’ In The Rain” e “Ain’t Misbehavin’” ficaram disponíveis, seguindo tendência que já permitiu criações inusitadas, como o terror “Winnie The Pooh: Blood And Honey”.

Compartilhar esse artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *