fbpx

Grimes faz previsões preocupantes sobre IA na indústria musical

A medida que o debate em torno do uso da inteligência artificial na indústria musical continua, a cantora e compositora canadense Grimes expressou sua opinião. Enquanto muitos artistas têm sido críticos do papel da IA, Grimes parece ser uma voz solitária defendendo a inteligência artificial.

Grimes e sua Advocacia pela IA

Não é surpresa que Grimes se apresente como uma defensora da IA. Afinal, ela já revelou o GrimesAI, que permite a qualquer pessoa gerar música usando sua voz como base. O projeto também inclui uma conta no X, postando os pensamentos do seu “eu” de IA. Embora haja alegações de que a conta seja na verdade apenas Grimes, usando a IA como uma máscara para postar seus pensamentos mais extravagantes.

Recentemente, durante uma entrevista para a série documental A Brief History Of The Future na PBS, Grimes elogiou como a nova tecnologia pode impulsionar a inovação musical. “Quando comecei a fazer música”, disse ela, “havia uma espécie de revolução acontecendo na produção musical, mais pessoas estavam conseguindo fazer música em casa em seus computadores.”

IA e Inovação Musical

Embora seja verdade que ser capaz de criar música do seu quarto tenha dado origem a uma variedade de artistas incríveis, desde A Guy Called Gerald até The Streets, a IA parece ser algo completamente diferente. Em primeiro lugar, a tecnologia é incapaz de ter pensamentos originais, ela simplesmente se baseia no material que você coloca nela. Além disso, como Roger Daltrey observou recentemente, ela é incapaz de ter empatia, e portanto, incapaz de criar faixas emocionalmente eficazes.

No entanto, Grimes continuou, “Eu vejo algumas das novidades chegando com a IA, todas essas coisas prestes a explodir, quando todos têm as mesmas ferramentas que podem criar coisas de qualidade profissional, então você vê o verdadeiro talento realmente se destacar,” Ela concluiu, “O que fazemos nas coisas que criamos ao longo das próximas décadas provavelmente moldará todas as mentes daqui para frente pelo resto da eternidade.”

O Impacto da IA na Indústria Criativa

Preocupantemente, Grimes pode estar certa. A IA está cada vez mais presente na sociedade moderna e em nossas vidas cotidianas. Para a indústria criativa, à qual Grimes pertence, isso é bastante preocupante. Se a produção musical, a escrita e a performance puderem ser feitas por computadores, por quanto tempo os executivos de gravadoras continuarão pagando artistas e equipe de produção?

Felizmente, por enquanto, a IA ainda não dominou a emoção humana e, portanto, não pode substituir a intensa emoção da composição humana. Se Grimes estiver certa, no entanto, esse fato poderá mudar muito em breve.

Escute abaixo a música gerada por GrimesAI:

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media


Assine nossa newsletter!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.


Últimas notícias

Publicidade