fbpx

Ian Gillan afirma: Black Sabbath foi mais importante que Deep Purple e Led Zeppelin

Ian Gillan, vocalista do Deep Purple, expressou sua opinião sobre a “trindade profana” das bandas de rock britânicas, composta por Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath. Em uma recente entrevista ao The Sun para promover o 23º álbum do Deep Purple, =1, Gillan discutiu o impacto cultural e musical dessas bandas.

Segundo Ian Gillan, a expressão “trindade profana” foi criada pela imprensa musical, assim como o famoso slogan “sexo, drogas e rock and roll”. Ele explicou que os jornalistas musicais eram amigos das bandas, bebiam juntos e colocavam em palavras o que todos estavam fazendo, criando termos distintivos e identificáveis para descrever a cena musical da época.

Ao avaliar o impacto das três bandas na música, Gillan destacou a importância do Black Sabbath. Ele acredita que o Sabbath foi o mais crucial para o desenvolvimento do grunge e do heavy metal. Gillan, que foi vocalista do Black Sabbath do final de 1982 até o início de 1984, elogiou especialmente Tony Iommi, guitarrista da banda, dizendo: “O que Tony estava entregando naqueles primeiros dias era simplesmente incrível. Era tão poderoso.”

Embora reconheça a importância cultural do Black Sabbath, Gillan também refletiu sobre o impacto coletivo das três bandas, afirmando que juntas “fizeram algo que nunca havia sido feito antes“. Ele acrescentou que elas estavam realizando todas as ideias que vinham sendo desenvolvidas ao longo dos dez anos anteriores.

Gillan também aproveitou a entrevista para relembrar a criação do icônico hit do Deep Purple, “Smoke on the Water“, do álbum “Machine Head” de 1972. Ele explicou que a banda precisava de mais seis minutos de música para completar o álbum e estava com pouco tempo. Eles tinham uma jam session e rapidamente escreveram letras que eram um relato biográfico da criação do “Machine Head”.

Compre produtos Amazon com nosso link de afiliados.

Autor

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *