Jimmy Cliff morre aos 81 anos, informou a esposa, Latifa Chambers, nesta segunda-feira (24). Em nota publicada no Instagram, ela relatou que o cantor sofreu uma convulsão seguida de pneumonia.
Nascido em Saint James, Cliff ajudou a levar o reggae para audiências globais com faixas como “You Can Get It If You Really Want” e “Many Rivers to Cross”. Em vida, tornou-se o único cantor de reggae agraciado com a Order of Merit, honraria máxima concedida pelo governo da Jamaica a personalidades das artes e das ciências.
Poucas horas após o anúncio da morte de Jimmy Cliff, o primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, publicou no X: “Hoje, a Jamaica faz uma pausa para honrar o Honourable Jimmy Cliff, OM, cuja música levou o coração da nossa nação ao mundo”. Ele ainda enviou condolências à família e acrescentou: “Walk good, Jimmy Cliff”.
O britânico Ali Campbell, voz original do UB40, também se manifestou na mesma rede: “Absolutamente devastado ao saber do falecimento de um dos pilares do reggae. Descanse em paz, King”.
Latifa Chambers agradeceu o apoio dos fãs ao longo da carreira do artista: “Saibam que a força de Jimmy sempre veio de vocês”. Ela afirmou que seguirá “os últimos desejos” do marido, cujo velório ainda não teve detalhes divulgados.




