Uma nova ação judicial reacende a controvérsia sobre os créditos da canção “Dazed and Confused”, atribuída ao Led Zeppelin. O compositor Jake Holmes ingressou com processo contra Jimmy Page em tribunal federal da Califórnia, alegando violação de direitos autorais e quebra de contrato.
Segundo a queixa, trechos de apresentações ao vivo da música foram usados sem autorização no documentário Becoming Led Zeppelin, produzido pela Sony Pictures. Holmes também cita o estúdio como co-réu, junto com outros envolvidos na produção do filme.
O processo aponta que os réus “infringiram deliberadamente a composição de Holmes ao alegar que era de Page”. A acusação inclui também a cobrança indevida de taxas de licenciamento, como se a música pertencesse exclusivamente ao guitarrista britânico.
Holmes já havia entrado com ação semelhante em 2011, sem resolução definitiva. Na ocasião, questionava o fato de Page ter se creditado sozinho pela composição durante décadas, ainda nos tempos de Yardbirds e depois no Led Zeppelin.
Em entrevista à revista Classic Rock em 2013, Jim McCarty, baterista dos Yardbirds, relembrou o primeiro contato da banda com a obra de Holmes. “Tocamos com Jake em Nova York, quando já estávamos com Jimmy, Keith [Relf], Chris [Dreja] e eu. Estávamos em busca de repertório novo”, contou.
McCarty disse ter ido aos bastidores assistir à apresentação de abertura. “Eles tocaram uma música em tom menor, com uma linha de guitarra marcante. Achei que se encaixaria bem conosco. No dia seguinte, comprei o disco em uma loja de Greenwich Village e começamos a montar nossa versão.”
Holmes afirma ainda que outras gravações da faixa foram lançadas sem crédito ou pagamento devido. Os álbuns citados incluem Yardbirds ’68, Live at the BBC Revisited e The Yardbirds: The Ultimate Live at the BBC.
O compositor pede indenização mínima de 150 mil dólares por infração registrada. Representantes de Page e da Sony não comentaram o caso até o momento.
A música foi registrada por Page no disco de estreia do Led Zeppelin, lançado em janeiro de 1969. Já a versão original de Holmes, com o mesmo título, apareceu em seu álbum solo The Above Ground Sound of Jake Holmes, de 1967.
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