John Squire homenageia Mani ao publicar nas redes sociais um quadro dedicado ao ex-companheiro de Stone Roses, falecido no último dia 20 de novembro, aos 63 anos, em decorrência de complicações respiratórias associadas à enfisema.
A tela traz diversos quadrados coloridos que formam as letras do nome “Mani”, intercaladas por estrelas, reminiscência da arte criada por Squire para o show de Spike Island em 1990. O guitarrista, que também é artista plástico, não acrescentou legenda à imagem, mas seguidores reagiram com elogios e sugeriram a venda de impressões para fins beneficentes.
Squire assina capas clássicas dos Stones Roses desde o LP de estreia de 1989, influenciado por Jackson Pollock, e já expôs em Londres e Oldham. Em 2012, parte de seu acervo foi destruída em um incêndio em seu estúdio, em Macclesfield. Apesar do foco atual nas artes visuais, ele voltou a figurar nas paradas em 2024 com o álbum conjunto “Liam Gallagher John Squire”, que alcançou o topo no Reino Unido.
Mani, nome artístico de Gary Mounfield, também integrou o Primal Scream e é lembrado por linhas de baixo que sustentaram faixas como “Elephant Stone” e “Fools Gold”. O funeral do músico está marcado para a próxima segunda-feira, 22 de dezembro, na Catedral de Manchester, às 11h30 (horário local), seguido de cerimônia restrita à família.



