Camadas sonoras que simulam uma nave ligando e decolando: é assim que a banda Julieta Social nos leva para o espaço em Astronauta o quarto e último single que antecede seu aguardado disco de estreia. Lançado pela Forever Vacation Records e já disponível nas plataformas digitais (desde 30 de setembro), a faixa é um mergulho nas contradições e ritos de passagem da juventude.
Com participação especial do produtor Rubens Adati, Astronauta condensa a essência do coletivo, unindo influências que vão de The Strokes e Velvet Underground a Tim Bernardes e a cena indie psicodélica dos anos 2010. O resultado? Uma sonoridade expansiva, crua e, ao mesmo tempo, etérea.
“É uma carta de despedida de alguns problemas, aceitando contradições e conversando com o tempo, algo que fala muito com a gente,” resume o vocalista Rafael Bastos.
A Construção Sonora: Microfone Japonês e Solos Marcantes
Nascida em 2024, após mudanças na formação da Julieta Social, a música reflete tanto as incertezas quanto a afirmação do som da Julieta Social. O instrumental é uma colagem experimental: timbres de synths, guitarras e efeitos incomuns.
A banda chegou a usar um microfone japonês dos anos 1990 conectado a um amplificador de brinquedo para dar um toque singular aos vocais!
A produção, assinada por Rubens Adati (que também é o músico convidado), e a mixagem e masterização de Alexandre Capilé garantem a qualidade final.
O destaque fica para o solo final de Rubens Adati, um momento descrito pelo baterista Rodrigo Mattos como “um grande marco da nossa relação criativa”. Segundo Mattos, esse solo foi “a cereja do bolo” que selou a parceria entre a banda e o produtor.
Juventude: O Tema Central do Disco de Estreia
Em meio a todas as referências e texturas, Astronauta mantém no centro o tema que guia o primeiro álbum do grupo: a juventude.
Para a Julieta Social, ser jovem é um “estado de ser, de curiosidade, de olhar para o futuro sem esquecer o passado”. Essa reflexão não está apenas na letra, mas é a força motriz da construção instrumental, agindo como um convite para o ouvinte se arriscar em novas mudanças e encontrar sentido no movimento constante da vida.
Astronauta encerra, com chave de ouro, o ciclo de singles que nos preparou para o disco de estreia, que chega em breve.
João Durão da banda conclui com um mistério: “É o fruto de uma intensa e muito linda viagem ao imaginário que a juventude nos proporciona… Um pulo dentro desse universo da Julieta Social — e o que ele representa? Só ouvindo pra descobrir.”