King Gizzard no Bandcamp marca a volta do catálogo do grupo australiano aos streams, pouco mais de um mês depois de retirarem as faixas do Spotify em protesto contra investimentos militares ligados ao CEO Daniel Ek.
A banda removeu suas músicas do serviço sueco no fim de julho, declarando que não queria que “nossa arte matasse pessoas”. O alvo da crítica foi a participação financeira de Ek na Helsing, empresa que desenvolve tecnologia de drones guiados por inteligência artificial para uso bélico.
Agora, todo o repertório do King Gizzard and the Lizard Wizard está disponível no Bandcamp. O modelo adotado é “pague o quanto quiser”, o que permite ao ouvinte definir o valor em dólares australianos e ouvir quantas vezes desejar pelo aplicativo gratuito da plataforma. A receita vai diretamente para os músicos, sem intermediação de majors ou grandes streamings.
O gesto reforça um movimento maior de questionamento ético: Godspeed You! Black Emperor e outros artistas também desapareceram do Spotify ou de concorrentes como Tidal nos últimos meses.
Enquanto reposiciona sua distribuição digital, o sexteto se prepara para uma nova turnê pelo Reino Unido e Europa. O primeiro show ocorre em 31 de outubro no Aviva Studios, em Manchester, seguido por três apresentações especiais em Londres, divididas entre o Electric Ballroom, em Brixton, e o Royal Albert Hall.